sábado, 10 de novembro de 2012

PB é o quinto no NE em acidentes com escorpiões

Paraíba ocupa quinto lugar no Nordeste em número de acidentes com escorpiões, os dados são do Ministério da Saúde.

 


Alícia Uchôa, do G1
Secretaria Estadual de Saúde realiza evento pra capacitação de técnicos no manejo de escorpiões


O número de ataques por escorpiões na Paraíba, aumentou 33,42% em 2011, que registrou 1.964 casos, em comparação a 2010, que teve 1.472 ocorrências. Entre os Estados do Nordeste, a Paraíba assumiu o quinto lugar, no ano passado, no número de acidentes com escorpiões a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Os dados foram repassados pelo coordenador do Programa Nacional de Acidentes por Animais Peçonhentos do Ministério da Saúde, Guilherme Carneiro.

Em virtude dos altos índices, a SES iniciou na manhã de ontem, em João Pessoa, a I Semana Estadual sobre Capacitação, Controle e Manejo de Escorpiões, que será encerrada na próxima sexta-feira. O objetivo do evento é capacitar os técnicos da SES, gerências regionais de Saúde, Centro de Assistência Toxicológicas da Paraíba (Ceatox), centros de zoonoses, municípios sede das regionais e hospitais de referência.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, o índice de casos com escorpiões tem crescido anualmente. “Estamos capacitando os profissionais para a prevenção e assim contribuir com a redução de casos”, pontuou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário