domingo, 9 de junho de 2013

Promotora barra crime ambiental em empreendimento apoiado pelo Governo


BananeirasPlacaLoteamento

 
BananeirasVista
DiárioOficialMPBananeiras

A bucólica Bananeiras se tornou, nos últimos anos, uma referência no setor turístico e imobiliário da Paraíba. Gente de toda Paraíba e até de outros Estados passou a investir na cidade. Mas, com o boom do progresso também emergiu a avidez capitalista, que pode rapidamente destruir as belezas que tanto atraíram turistas e investidores.

Relatório recente da promotora Miriam Pereira Vasconcelos, curadora do Meio Ambiente, chama a atenção para um crime ambiental que se comete na cidade. Sob o pretexto da construção de um shopping que, na verdade, é um conjunto habitacional com uma galeria comercial, os responsáveis estão destruindo um morro inteiro, um grave prejuízo ambiental.

A promotora alerta para “grave infração administrativa (uma vez que tem apoio da Prefeitura) e, quiçá, até mesmo, crime ambiental” o desmanche de “área de relevante interesse ambiental, mais precisamente, na Estrada que liga a cidade de Bananeiras à de Solânea”. O desmanche do morro está sendo executado pela LTL Construções e Incorporações.

O empreendimento, o condomínio vertical Alto Serra e o Shopping da Serra estão sendo iniciados, conforme apurou a promotora, sem a existência de um Estudo de Impacto Ambiental e, ainda, “sem que o Município tenha concedido licenciamento ambiental a tal empreendimento”. Dai porque pede providências da Prefeitura.

O mais grave, no entanto, vem no final: pelo que se comenta em Bananeiras, o empreendimento está sendo tocado com apoio disfarçado do Governo do Estado, sob o pretexto de que irá promover o desenvolvimento de Bananeiras. Mas, se vê que este não é o entendimento da promotora Miriam Vasconcelos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário