domingo, 27 de outubro de 2013

Banhistas devem evitar três praias do litoral paraibano neste final de semana

26/10/2013 06h00 - Atualizado em 26/10/2013 06h00

Praias do Jacaré, Bessa I e Manaíra estão impróprias para banho.
O relatório tem validade até a próxima quinta-feira (31).
 
Do G1 PB
 
As praias do Jacaré, no município de Cabedelo, do Bessa I e de Manaíra, em João Pessoa, devem ser evitadas pelos banhistas, de acordo com o relatório semanal de balneabilidade das praias do litoral paraibano, divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiental (Sudema). O relatório tem validade até a próxima quinta-feira (31).
 
Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba. Já na Capital, os banhistas devem evitar as áreas localizadas nos trechos 100 metros à direita e à esquerda do Maceió do Bessa e a mesma distância da galeria pluvial na praia de Manaíra. 
 
Conforme o relatório, as demais praias da Paraíba estão consideradas adequadas para o banho e são classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
 
 
Fonte
 
 

sábado, 26 de outubro de 2013

Tartaruga com placa de identificação é encontrada morta em praia da PB


25/10/2013 11h35 - Atualizado em 25/10/2013 11h35

A identificação sugere que ela era monitorada.
Em duas semanas, 14 tartarugas foram encontradas mortas na região.
 
Do G1 PB
 
 
Ao todo, 14 tartarugas foram encontradas em duas semanas entre as praias do Bessa e Intermares, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
Ao todo, 14 tartarugas foram encontradas em duas semanas entre as praias
do Bessa e Intermares, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)

Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (25), na Praia do Poço, no município de Cabedelo. O animal estava com uma placa de identificação, o que sugere que era monitorado por equipes de preservação do Meio Ambiente.
 
Tartagura encontrada em João Pessoa estava com placa de identificação (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
Tartagura encontrada estava com placa de
identificação (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
A tartaruga foi encontrada pelo banhista Reginaldo Inocêncio, que estava caminhando na praia e ligou para comunicar o fato.
 
A bióloga Rita Mascarenhas disse que nas duas últimas semanas foram encontradas 14 tartarugas mortas na divisa das praias do Bessa e Intermares.
 
Sobre a de hoje, ela informou que a tartaruga estava em estado de decomposição muito avançado e que por esse motivo não há como precisar a causa da morte. “Ainda não vi a tartaruga, mas à tarde vou analisar a situação”, declarou.

Fonte

 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Meio Ambiente é tema de feira cultural em escola de João Pessoa

25/10/2013 06h00 - Atualizado em 25/10/2013 06h00 

Atividade quer conscientizar jovens sobre a importância da preservação.
Estimativa é de que cerca de 400 estudantes participem da Feira.
 
Do G1 PB
  
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Tambaú, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, realiza, nesta sexta-feira (25), a XVI  Feira Cultural, com o tema ‘Meio Ambiente Numa Perspectiva de Humanização’. As atividades acontecem das 8h às 17h e cerca de 400 estudantes do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são esperados no evento.

A diretora da escola, Maria da Luz Figueiredo, afirma que o objetivo da feira é sensibilizar os estudantes sobre suas ações em relação ao meio ambiente, percebendo as consequências de cada ato ao longo do tempo e colocando-os como responsáveis pelo meio em que vivem.
 
“Anualmente nós escolhemos uma temática da atualidade e mobilizamos o alunado, educadores e pais para que desempenhem atividades para o evento cultural. Cada um deve executar seu papel meditando sobre o seu comportamento em relação a tal. O mais interessante é que a atividade acaba, mas as atitudes de mudança permanecem”, esclarece Maria da Luz Figueiredo.
 
A apresentações dos temas, divididos entre as turmas da escola, serão em forma de poesia, jogral, teatro, dança e cartazes. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Tambaú fica localizada à Rua Francisco Timóteo Souza, nº 31, Bancários.
 
Fonte
 
 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aves silvestres são resgatadas em bairros de João Pessoa, diz PM


23/10/2013 19h48 - Atualizado em 23/10/2013 20h02

Cerca de 35 aves de várias espécies foram apreendidas.
Também foram apreendidas arapucas, que serviam para capturar as aves.
 
Do G1 PB
 
 
Espécie sanhaço estava entre as apreendidas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Espécie sanhaço estava entre as apreendidas (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A Polícia Ambiental apreendeu 35 aves nesta quarta-feira (23) em João Pessoa. Segundo a tenente Nayara, a ação faz parte da Operação Resgate, cujo objetivo é conscientizar a população para devolver voluntariamente animais silvestres criados em cativeiro.

Cerca de 35 aves foram apreendidas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Cerca de 35 aves foram apreendidas
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
A apreensão aconteceu nos bairros de Cruz das Armas e Bairro dos Novais. Foram resgatadas aves de várias espécies, a exemplo da graúna, galo de campina, sanhaço e azulão, segundo a policial. Também foram apreendidas arapucas, que serviam para capturar as aves.

Os animais apreendidos devem ser encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) do Ibama e, após um período de observação, serão devolvidas à natureza.


 

TRF determina demolição de barracas no Litoral Sul da Paraíba


24/10/2013 12h40 - Atualizado em 24/10/2013 12h40 

Tribunal deu provimento a agravo movido pelo Ministério Público Federal.
Argumento é que os estabelecimentos têm causado danos ambientais.




 
Do G1 PB
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) determinou a demolição de barracas localizadas na Praia do Amor, na cidade do Conde, Litoral Sul da Paraíba. A corte reformou decisão da 3ª Vara  Federal da Paraíba, que havia indeferido um pedido do Ministério Público Federal para estender os efeitos de uma sentença proferida em uma ação civil pública. O principal argumento é o de que os estabelecimentos têm causado danos ambientais. O acórdão foi disponibilizado nesta quinta-feira (24).

A decisão tem relação com uma Ação Civil Pública movida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que havia pedido inicialmente a retirada de seis barracas construídas irregularmente em área da União, por ameaçarem o ecossistema de mangue, gerarem poluição e destruição da fauna e flora na Praia do Amor. O MPF requereu que os efeitos da sentença fossem estendidos aos novos ocupantes, tendo em vista que estes não existiam à época do ajuizamento da ação pelo Ibama.
A 3ª Vara Federal da Paraíba negou o pedido. O MPF ‘agravou’ da decisão e o pedido foi julgado pela 4ª Turma do TRF5. “Embora as novas barracas não tenham integrado o polo passivo da lide (processo), inicialmente, porquanto ao tempo da ação ainda não existiam, sofrem os efeitos da decisão (sentença) proferida, sendo responsabilidade do município coibir novas ocupações”, afirmou a relatora, desembargadora federal Margarida Cantarelli.

Na decisão inicial, os proprietários apresentaram contestação, sob a alegação de que estão na área há mais de 20 anos, preservando-a e educando os turistas. Alegaram, ainda, que as casas foram construídas de madeira e cobertas de palha de coqueiro, há mais de 20 anos não são levantadas novas habitações e se localizam a 30 metros do mar na maré alta, bem como da faixa de mangue.

A sentença condenou os réus proprietários dos imóveis a desocuparem definitivamente a área, no prazo de 30 dias, contados do trânsito em julgado da decisão, condenou o município do Conde a proceder à demolição das construções e remoção dos entulhos, após o decurso do prazo de desocupação. Alguns donos apelaram da sentença, mas a 4ª Turma do TRF5, negou provimento à apelação.
Fonte

sábado, 19 de outubro de 2013

IBAMA flagra caminhão da Secretaria Estadual de Saúde jogando lixo no Rio Jaguaribe



Da Redação

IBAMA flagra caminhão da Secretaria Estadual de Saúde jogando lixo no Rio JaguaribeAtendendo à denúncia do Ministério Público Estadual, agentes ambientais federais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA flagraram um caminhão da Secretaria Estadual de Saúde descarregando entulhos da construção civil a menos de 1,5 m da margem direita do Rio Jaguaribe, no Castelo Branco I, próximo à Rua Tito Silva.
 
De acordo com o motorista do caminhão, os entulhos foram advindos da demolição do Centro de Referência do Câncer, que está sendo construído próximo à avenida Beira Rio. 

Além do crime ambiental, o motorista pode ainda ser autuado por Fiscais da EMLUR por descumprimento do Código de Postura do Município de João Pessoa, tendo em vista que o transporte de descartes da construção civil e da demolição tem que estar acompanhado do CTR (Controle de Transporte de Resíduos), bem como o engenheiro responsável pela obra pode sofrer punição, uma vez que as obras de construção civil devem estar com o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. 

O caminhão foi apreendido e encontra-se no pátio do IBAMA-PB e o Governo do Estado deverá ser multado, por causar poluição de qualquer natureza (art. 52, da Lei nº 9.605/1998, Lei dos Crimes Ambientais), podendo a multa variar entre R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) e os responsáveis direto pela infração serão processados criminalmente.

MP quer lista de empresas legais de outdoor

Órgão solicitou à Sedurb,  a relação de todas as empresas que estão regularizadas para a veiculação de propaganda e publicidade por outdoors.
 


Kleide Teixeira
Para que os materiais de propaganda circulem na capital é necessário autorização da prefeitura
 
A poluição visual em João Pessoa, provocada por cartazes colados em postes e pontos de ônibus, placas, além dos outdoors, chamou a atenção do Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre a legalização das propagandas nas ruas da cidade. O órgão solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da capital (Sedurb) a relação de todas as empresas que estão regularizadas para a veiculação de propaganda e publicidade por outdoors. O prazo estabelecido pelo MPPB será de 15 dias, a contar da última quarta-feira.
 

De acordo com o Código de Posturas do Município, contido na Lei Complementar nº 07/1995, para que os materiais de propaganda circulem na capital é necessário autorização da prefeitura e obediência aos critérios contidos no documento, com relação a cores, iluminação, tamanhos de letras. Se a propaganda infringir as regras, a empresa ou responsável pela distribuição do material irregular poderá ser penalizado com multas e recolhimento do material.
 
A Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social determinou ainda que Sedurb e Secretaria de Planejamento (Seplan) informem as medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema da publicidade irregular, notificações sobre alvará de funcionamento, quantidade e locais onde estão instalados os meios de publicidade. As secretarias deverão encaminhar um relatório técnico, inclusive com fotografias, que comprovem o cumprimento das regras determinadas pelo Código de Postura do Município.

O diretor de serviços urbanos da Sedurb, Flávio Monteiro, informou que a determinação do MPPB será atendida e as vistorias técnicas para identificar as irregularidades nos materiais de propaganda distribuídos pela cidade já foram iniciadas.
 
Segundo ele, as empresas que não estavam cumprindo o que manda o Código de Posturas foram notificadas e algumas tiveram o material irregular recolhido. “Estamos verificando tudo que pede o Código de Posturas do Município e verificando a procedência da empresa, para saber se ela tem licença para funcionamento e se está em dia com os tributos municipais”, explicou.
 
As empresas ou responsáveis por propagandas e material publicitário implantado em área pública que não estiver licenciado ou com irregularidades no recolhimento de tributos ou taxas podem ser punidos, conforme o Código de Posturas do Município.
 
O documento alerta ainda que os materiais com defeito ou mau estado de conservação, não atendam à intimação do órgão competente quanto à remoção do meio, colocar materiais de propaganda e publicidade em locais proibidos também são consideradas infrações. Além das multas, as empresas ou responsáveis podem estar sujeitos à suspensão da licença.
 
Esta semana, o JORNAL DA PARAÍBA flagrou a colagem de cartazes em postes recém-instalados na orla do Altiplano, em João Pessoa.

domingo, 13 de outubro de 2013

Réu confesso: Vereador do Vale do Piancó promete presentear apresentador com Arribação, ave proibida pelo IBAMA

domingo, 13 de outubro de 2013


O vereador Rênio Macedo, presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, ganhou destaque na imprensa estadual neste sábado (12) após ter feito uma participação ao vivo no programa "Vale em Debate" da Rádio Cidade FM de Piancó.

Em sua participação, Rênio prometeu presentear o comunicador do programa com uma Ave Arribação. A “oferta” prometida poderia ser um simples presente a um grande radialista, se não fosse o fato da ave ter sua caça proibida pelo IBAMA na região.

"Primeiramente, não estou ai presente por que eu estou viajando, estou aqui na cidade de Olho D'água, mas irei levar a você umas Arribação. Daqui a 15 dias entregarei em mãos". disse o vereador ao apresentador.

No Brasil, a caça da Arribação é crime ambiental, punido com multa de R$ 500,00 por unidade apreendida e o infrator pode ser condenado à prisão.

A frase do vereador foi percebida por poucas pessoas, mas chegou até o jornalista Luis Torres, um dos mais conhecidos da Paraíba, que fez texto sobre o assunto.

Veja abaixo na íntegra o texto publicado no blog do jornalista.

Réu confesso: vereador promete ave proibida para apresentador de programa

Não se sabe se foi por falta de informação, mas o presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, Rênio Macedo, prometeu presentear um radialista com arribação, ave que tem sua caça proibida pelo Ibama na região.

Em uma participação por telefone, o parlamentar prometeu levar o ‘presente’ ao comunicador em quinze dias, já que estava de viagem. As declarações do Rênio Macedo foram feitas a Rádio Cidade de Piancó nesta semana.

A arribação é uma ave migratória autóctone do nordeste brasileiro. É a única espécie de pomba do mundo a pôr ovos e criar seus filhotes diretamente no chão, tornando-se mais susceptível à captura e ao abate, o que poderá colocar a espécie em situação de risco de extinção durante seu período reprodutivo caso não haja proteção dos pombais.

No Brasil, a caça da arribação é crime ambiental, punido com multa de R$ 500,00 por unidade apreendida e o infrator pode ser condenado à prisão.



OUÇA!



Fonte: catingueiraonline


 

sábado, 12 de outubro de 2013

Novo ministro diz que transposição do rio São Francisco termina em 2015


01/10/2013 19h32 - Atualizado em 01/10/2013 19h45 

Francisco Teixeira assumiu após Fernando Bezerra entregar cargo a Dilma.
Último contrato para obras foi assinado na última sexta-feira (27).
 
Do G1, em Brasília

O novo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, disse que a previsão para concluir as obras da transposição do rio São Francisco está mantida para o final de 2015. A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira (1º), após tomar posse como titular interino da pasta, no lugar de Fernando Bezerra, que entregou o cargo à presidente Dilma Rousseff.

O ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira cumprimenta o ex-titular Fernando Bezerra (Foto: Valter Campanato/ABr)
O ministro interino da Integração , Francisco Teixeira
cumprimenta o ex-titular Fernando Bezerra
(Foto: Valter Campanato/ABr)
Principal projeto da Integração Nacional, o Projeto de Integração do São Francisco tem por meta levar água a 12 milhões de pessoas em 390 cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Após a cerimônia de posse, Teixeira - que até então, ocuopava o cargo de secretário de Infraestrutura Hídrica -, comentou rapidamente sobre o andamento da obra.

"Nós temos mais de 6 mil operários trabalhando e devemos chegar até o fim do ano em torno de 7,5 mil", afirmou. "Todo o processo de retomada da obra foi finalizado".

Segundo Francisco Teixeira, na última sexta-feira (27) foi assinada a ordem de serviço das obras complementares - Meta 3 Norte -,  última frente de serviço a ser retomada. "As atividades do empreendimento que estavam suspensas no trecho que passa por Mauriti, no Ceará, e em São José de Piranhas, na Paraíba, serão retomadas", afirmou.
 
O novo ministro afirmou que dará continuidade ao que já estava sendo desenvolvido pelo ministério. "O Bezerra deixa o ministério bem estruturado e com os diversos programas e metas sendo alcançados. Só darei continuidade ao que já existe."
 
Bezerra saiu do ministério cumprindo determinação de seu partido, o PSB, de deixar os postos que ocupa atualmente no governo federal. Segundo Bezerra, Dilma "reconheceu o trabalho e o esforço realizado para alcançar a política de equilíbrio federativo que é proposta por seu governo".

No início da tarde, a assessoria do Planalto divulgou nota assinada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, "nos dois anos e nove meses em que esteve à frente da pasta, Fernando Bezerra fez um trabalho extraordinário. O orçamento total do ministério dobrou na sua gestão."
 
Fonte
 
 

Três praias da PB estão impróprias para banho, diz Sudema


12/10/2013 06h00 - Atualizado em 12/10/2013 06h00 

Praias de Acaú/Pontinha, Jacaré e Manaíra devem ser evitadas.
Outras 53 foram consideradas próprias para o banho.
 
Do G1 PB
 
Praia do Jacaré está imprópria para banho (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Praia do Jacaré está imprópria para banho
(Foto: Krystine Carneiro/G1)
Três praias do litoral paraibano foram classificadas como impróprias para banho pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Outras 53 podem ser aproveitadas por banhistas e variam entre as categorias excelente, muito boa e satisfatória, de acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira (11).

As praias que devem ser evitadas por banhistas, de acordo com a Sudema são Acaú/Pontinha, em Pitimbu, Jacaré, em Cabedelo, e Manaíra, em João Pessoa.

Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Pitimbu, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Arame, na praia de Acaú/Pontinha. Em João Pessoa, a mesma distância deve ser respeitada nas proximidades do Hotel Costa do Atlântico, na praia de Manaíra.

A Sudema também recomenda aos banhistas que, mesmo em áreas classificadas como própria para o banho, sejam evitados os trechos de praia localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.




Ambientalistas denunciam invasão de área ao lado do Centro de Convenções de João Pessoa

Ocupação geraria desconfortos para o Centro de Convenções, prevê técnico 


A reportagem do WSCOM  recebeu desde ontem emails e torpedos de ambientalistas ligados ao segmento de Trilhas na região do Altiplano na direção a Jacarapé de que dezenas de árvores foram derrubadas por dezenas de pessoas para instalar de área ocupada por sem-tetos visando a construir moradias.

- São inúmeras as pessoas constatando a denúncia - disse um funcionário do IBAMA pedindo para não ser identificado.

Com a invasão, segundo disse, o local se transformará em Favela e incômodo para o Governo porque repercutirá no Centro de Convenções.

Funcionários e o Secretario de Meio Ambiente do Governo não foram localizados.

Da Redação
WSCOM Online

Fonte

 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Projeto estimula educação ambiental de crianças em Campina Grande

11/10/2013 12h00 - Atualizado em 11/10/2013 12h00 

Ação desenvolvida pelo Insa já passou por seis bairros da cidade.
Objetivo é refletir sobre problemática dos resíduos sólidos.
 
Ligia Coeli Do G1 PB
 
 
Canteiros sustentáveis são produzidos por crianças em Campina Grande (Foto: Paulo da Silva Santos)
Canteiros sustentáveis são produzidos por crianças
em Campina Grande (Foto: Paulo da Silva Santos)

Caminhadas ecológicas, plantio de espécies vegetais nativas, oficinas de artesanato com materiais recicláveis, hortas e viveiros-educadores em quintais escolares e sensibilização para coleta seletiva solidária envolvendo crianças de 8 a 12 anos. Esse é o trabalho do Ensaio Ambiental, um dos projetos desenvolvidos através do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), com sede em Campina Grande, no Agreste paraibano. As atividades já envolveram nove escolas públicas de seis bairros da Rainha da Borborema.
 
O técnico em ciência e tecnologia do Insa, Paulo Luciano da Silva Santos, é o coordenador da iniciativa que já atuou nos bairros Mutirão, Jardim Verdejante, Catingueira, Sítio Lucas, Sítio Salgadinho e Sítio Estreito. Sergundo ele, o projeto surgiu da necessidade de pensar sobre a problemática dos resíduos sólidos, algo que afeta a vida da população desses bairros. “É um projeto de educação ambiental, difusão e gestão do conhecimento em ciência e tecnologia contextualizada ao bioma caatinga”, explica.
 
Usando de metodologia participativa, o Ensaio Ambiental promove práticas ecológicas variadas. Para Paulo, Campina Grande é capaz de ter uma agenda ambiental direcionada pra cada uma das zonas geográficas que englobam os seus 51 bairros. “A educação ambiental é capaz de promover mudanças de atitude e garantir a participação ativa na solução de problemas sócio-econômicos e ambientais locais na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da cidadania”, explica.

Crianças participam do projeto Ensaio Ambiental. (Foto: Paulo da Silva Santos)
Crianças participam do projeto Ensaio Ambiental
(Foto: Paulo da Silva Santos)
Reflorestamento ainda é desafio
Segundo o pesquisador, a cidade apresenta vantagens por possuir cooperativas organizadas de catadores de materiais recicláveis, além de sediar instituições que têm pesquisas voltadas ao meio ambiente, ciência, tecnologia e inovação. Apesar disso, ténico avalia que é preciso fazer muito mais. “Ainda precisamos de incentivo à população para o descarte correto de resíduos, bem como o apoio logístico aos trabalhadores de materiais recicláveis”, fala Paulo.

O reflorestamento de áreas em Campina ainda é motivo de preocupação para os ambientalistas. “É necessária a definição de uma agenda ambiental consolidada na divisão de tarefas, maior valorização e preservação dos recursos naturais e cuidados com os espaços verdes e os que podem ser reflorestados. O Riacho das Piabas, o Açude de Bodocongó e as matas da zona rural são alguns exemplos”, fala.
 
 
Fonte
 
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PB só pode retirar água de açude três vezes por semana, diz ANA

08/10/2013 12h47 - Atualizado em 08/10/2013 12h47 

Decisão se refere ao Rio Piranhas-Açu e ao Açude Coremas e Mãe d'Água.
Medida atinge Coremas, Pombal, Cajazeirinhas, Paulista e São Bento.
 
Do G1 PB
 
 
Cinco cidades da Paraíba só podem retirar água do Rio Piranhas-Açu e do Açude Coremas e Mãe D'Água três vezes por semana, durante o período da seca. Foi o que determinou a Agência Nacional das Águas (ANA), que definiu um calendário com restrições para a retirada de água desses locais. Segundo o relatório, o rio Piranhas-Açu está com 34,4% da capacidade de armazenamento e o açude com 33,2%.
 
As cidades atingidas pela determinação são Coremas, Pombal, Cajazeirinhas, Paulista e São Bento. Nessas cidades a população só pode retirar água para praticar qualquer atividade produtiva, como irrigação e piscicultura, às segundas, quartas e sextas, no horário da tarifa verde. 

 Segundo a ANA, é importante que os irrigantes observem os horários mais adequados e não irriguem entre 11h e 17h, pois nesse período muita água é perdida por evaporação. Outro alerta é para que nenhum outro tipo de cultura seja iniciada no período da seca, sob pena de não haver água suficiente.

Além da Paraíba, no Rio Grande do Norte a medida vale para Jardim de Piranhas e Jucurutu, onde será permitida a retirada de água às terças, quintas e sábados. A restrição para a retirada de água teve início na segunda-feira (7) e deve continuar enquanto durar a seca que castiga o semiárido nordestino. A ANA informou que vem monitorando a situação do rio e dos açudes e poderá alterar as regras, caso considere necessário.


 

Cobra com cerca de 3 metros é capturada em João Pessoa


08/10/2013 22h10 - Atualizado em 08/10/2013 22h10 

Animal foi localizado próximo à Avenida Hilton Souto Maior, em Quadramares.
Segundo Polícia Ambiental, cobra apreendida não é peçonhenta.
 
Do G1 PB
 
 
Uma cobra com cerca de 3m foi capturada na noite de desta terça-feira (8), nas proximidades da Avenida Hilton Souto Maior, no bairro de Quadramares, em João Pessoa. Segundo informações do Batalhão de Polícia Ambiental, o animal estava muito estressado quando a polícia foi acionada. Ainda de acordo com a Polícia Ambiental da Paraíba, o desmatamento tem causado o aumento do aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma cobra com cerca de 3 m foi capturada na noite de desta terça-feira (8), nas proximidades da Avenida Hilton Souto Maior, no bairro de Quadramares, em João Pessoa. Segundo informações do Batalhão de Polícia Ambiental, o animal estava muito estressado quando a polícia foi acionada. Ainda de acordo com a Polícia Ambiental da Paraíba, o desmatamento tem causado o aumento do aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
 
A Polícia Ambiental não soube informar com precisão qual a espécie, apenas que a cobra capturada não é peçonhenta. O animal será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cabedelo, na Grande João Pessoa. No local, serão realizados exames para que posteriormente a cobra seja solta no habitat natural (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A Polícia Ambiental não soube informar com precisão qual a espécie, apenas que a cobra capturada não é peçonhenta. O animal será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cabedelo, na Grande João Pessoa. No local, serão realizados exames para que posteriormente a cobra seja solta no habitat natural (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
 
Fonte
 
 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Aves silvestres são apreendidas pela Polícia Ambiental em João Pessoa

07/10/2013 20h35 - Atualizado em 07/10/2013 20h35 

Polícia recebeu uma denúncia anônima.
Aves vão ser encaminhadas ao Cetas.
 
Do G1 PB
 
 
A Polícia Ambiental apreendeu 15 aves silvestres nesta segunda-feira (7) na Rua do Rio, em Cruz das Armas, bairro de João Pessoa, segundo o cabo Domingos. Ainda de acordo com o policial, a equipe da Ambiental chegou ao local depois de receber denúncias de que os animais estariam lá de forma irregular (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A Polícia Ambiental apreendeu 15 aves silvestres nesta segunda-feira (7) na Rua do Rio, em Cruz das Armas, bairro de João Pessoa, segundo o cabo Domingos. Ainda de acordo com o policial, a equipe da Ambiental chegou ao local depois de receber denúncias de que os animais estariam lá de forma irregular (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
 
As aves vão ser encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), onde ficarão durante 40 dias antes de serem liberadas em seu ambiente natural (Foto: Walter Paparazzo/G1)

As aves vão ser encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), onde ficarão durante 40 dias antes de serem liberadas em seu ambiente natural (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
 
 
 

Projeto de R$ 1,5 milhão trata 500m³ de esgoto em Campina Grande


08/10/2013 06h00 - Atualizado em 10/10/2013 13h29 

Projeto foi financiado pela Agência Nacional das Águas (ANA).
Tratamento deve começar a funcionar no início de 2014.
 
Ligia Coeli Do G1 PB
 
 
Projeto da ANA será realiado em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande. (Foto: Ligia Coeli)
Projeto da ANA será realiado em parceria com a Universidade
Federal de Campina Grande. (Foto: Ligia Coeli)
 
A cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, foi escolhida para sediar o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia em Reuso de Água. O projeto recebeu R$ 1,5 milhão em investimentos da Agência Nacional das Águas (ANA) e deverá entrar em funcionamento no início de 2014, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Essa iniciativa ilustra como as ações com enfoque na sustentabilidade estão ganhando força no município.
 
O centro terá a capacidade de tratar 500m³ de esgoto por dia, o total recuperado equivale a 3% de todo o esgoto produzido na cidade. “A estação produzirá água para indústria e para irrigação, mas essa distribuição será feita via Cagepa, que é uma instituição concessionária de água e esgoto na cidade”, explicou Herbert Cardoso.
 
Um dos gestores do centro de estudos para o reuso de água, o pesquisador Herbert Cardoso, explica que o fato da cidade abrigar duas das principais universidades do Estado facilitou a instalação do projeto. “A cidade ainda é reconhecida como um centro de referência nessas áreas de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. É um local propício para esse tipo de pesquisa, de fácil logística”, explica.
 
A estação do Centro de Desenvolvimento e tecnologia em Reuso de Água fica localizada no bairro da Catingueira, em Campina Grande. A área é composta por um prédio onde funcionarão laboratórios e salas de pesquisa e por uma 'bateria' de tanques e reatores que irão armazenar e fazer a limpeza da água contaminada.

O projeto tambem prevê a realização de iniciativas voltadas à agricultura, pois o local conta com um sistema de utilização do lixo urbano como adubo. “Vários motivos nos levaram a escolher Campina. Primeiro porque na época de elaboração do projeto, em 2001, a cidade era um centro de referência em tratamento de esgoto e segundo que a cidade enfrentava problemas com a seca e as indústrias estavam com dificuldade de se manter, por questões logísticas”, informa o pesquisador.
 
 
Fonte
 
 

sábado, 5 de outubro de 2013

Banhistas devem evitar quatro praias da PB, alerta Sudema

05/10/2013 06h00 - Atualizado em 05/10/2013 06h00 

Classificação é válida até a emissão do próximo relatório, na quinta (11).
Praias de Manaíra e Jacaré estão entre as impróprias para banho.
 
Do G1 PB
 

Galeria pluvial desemboca na praia de Manaíra, na capital (Foto: Cadu Vieira/Globoesporte.com)
Galeria pluvial desemboca na praia de Manaíra, na capital
(Foto: Cadu Vieira/Globoesporte.com)
Quatro praias do litoral paraibano estão impróprias para banho, segundo o relatório semanal de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), divulgado nesta sexta-feira (4). As outras 52 praias monitoradas pelo órgão podem ser aproveitadas pelos banhistas esta semana.

A Sudema alerta que os banhistas devem evitar a Praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo, na margem direita do estuário do Rio Paraíba; a praia de Manaíra, em João Pessoa, 100 metros à direita e à esquerda do Hotel Costa do Atlântico; a Praia de Maceió, no município de Pitimbu, no trecho 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho; e ainda a Praia de Acaú/Pontinha, na desembocadura do Riacho do Arame.
 
Conforme o relatório, as demais praias do estado são consideradas adequadas para o banho e classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente. O relatório de balneabilidade tem validade até a próxima quinta-feira (11).
 
Fonte
 
 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Educadores do Litoral Norte da PB fazem oficina sobre meio ambiente


04/10/2013 09h29 - Atualizado em 04/10/2013 09h48 

Ao todo são 35 professores da rede pública de Rio Tinto.
Ação quer sensibilizar comunidades da Barro do Rio Mamanguape.
 
Do G1 PB
 
 
Educadores são sensibilizados para a importância de preservar a região. (Foto: Genilson Geraldo/Acervo FMA)
Educadores são sensibilizados para a importância de preservar
a região. (Foto: Genilson Geraldo/Acervo FMA)
Um grupo de 35 professores do ensino fundamental da rede pública de Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, está participando de oficinas de sensibilização em Educação Ambiental. A capacitação acontece até a sexta-feira (11) e é promovida pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, que está sendo executado pela Fundação Mamíferos Aquáticos no litoral paraibano para evitar a extinção do peixe-boi marinho no Nordeste do Brasil.
 
O objetivo das oficinas é sensibilizar as comunidades que integram a Barra do Rio Mamanguape, considerada Área de Proteção Ambiental Federal, sobre a importância da conservação da biodiversidade e proteção ao habitat do peixe-boi marinho. Na oportunidade, os professores estão tendo acesso a informações sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e aspectos ecológicos dos peixes-bois marinhos.

Além disso, os participantes também estão se inteirando sobre a importância da APA da Barra do Rio Mamanguape para a população e para a manutenção da biodiversidade e aprender algumas técnicas de arte-educação ambiental e atividades criativas que poderão ser desenvolvidas com seus alunos.

Oficina ensina técnicas lúdicas para serem usadas em sala de aula. (Foto: Genilson Geraldo/Acervo FMA)
Oficina ensina técnicas lúdicas para serem usadas em
sala de aula. (Foto: Genilson Geraldo/Acervo FMA)
Numa parceria com a Secretaria de Educação de Rio Tinto, os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, na escolinha da Barra de Mamanguape, das 8h às 16h. Os professores contemplados são das comunidades da Barra de Mamanguape, Praia de Campina, Lagoa de Praia, Tanques, Tavares, Cravaçu, Aritingui, Pacaré e Peba.

Entre julho e setembro, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho também promoveu, na Barra de Mamanguape, a Oficina de Agentes Ambientais, que capacitou 21 jovens das comunidades locais. Ao final da oficina, os alunos desenvolveram pequenos projetos ambientais para conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da localidade. O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho vem atuando no litoral paraibano, desde fevereiro deste ano, com ações inovadoras que incluem desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, educação ambiental, sustentabilidade, promoção da cidadania e inclusão social.
 
Fonte