sábado, 28 de maio de 2016

Oito trechos de praias do litoral da PB devem ser evitados pelos banhistas

28/05/2016 06h30 - Atualizado em 28/05/2016 06h30
Trechos ruins estão em Lucena, Cabedelo, Pitimbu e João Pessoa.
Outras 48 praias estão liberadas para banho, diz Sudema.

Do G1 PB

Equipes do Verão 2016 vão distribuir sacolas de lixo nas areias das praias de Cabo Branco e Tambaú  (Foto: Herbert Clemente/Jornal da Paraíba)
Trecho do Cabo Branco deve ser evitado
(Foto: Herbert Clemente/Jornal da Paraíba)
Oito praias do litoral da Paraíba estão impróprias para banho neste fim de semana, de acordo com relatório da Superintendência de Desenvolvimento de Meio Ambiente (Sudema) divulgado na sexta-feira (27). As praias estão localizadas nas cidades de Lucena, Cabedelo, Pitimbu e João Pessoa, sendo que três delas estão na capital.

Em João Pessoa, os trechos que devem ser evitados pelos banhistas são: 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa; toda a extensão da praia de Manaíra; 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da galeria no final da praia do Cabo Branco.

Em Pitimbu, as praias a serem evitadas são as do Maceió e Pitimbu. Já em Lucena, os banhistas devem evitar 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió de Lucena., na praia da Gameleira.

Ainda há trechos a serem evitados em Cabedelo: o trecho à esquerda do estuário do rio Paraíba, na praia do Jacaré, e a área próximo à desembocadura de galerias pluviais na praia do Poço.


A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 48 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.