quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Iphaep empossa novos conselheiros e suplentes do órgão deliberativo

terça-feira, 29 de novembro de 2016 - 18:11 
Quatorze novos membros do Conselho de Proteção de Bens Históricos Culturais do Iphaep foram empossados na tarde desta terça-feira (29). Numa solenidade que começou às 14h e se encerrou às 15h30, o Conpec deu assento, para um período de dois anos (2016/2018), aos novos conselheiros e suplentes, representantes de órgãos governamentais e não governamentais.

Foram empossados os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Paraíba - OAB/PB (Sérgio Alberto Bacelar/Rafael Carneiro Arnaud Neto), Sindicato da Construção Civil - Sinduscon (Raimundo Gilson Freire/José William Leal), Superintendência de Administração do Meio Ambiente - Sudema (Elisana Dantas da Silva/Nahya Caju), Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro da Paraíba - Comeg/PB (Maria Betânia Matos/Janizete Rangel Pontes), Associação Paraibana dos Amigos da Natureza - Apan (Socorro Fernandes/Rossana da Costa Silva), Associação Paraibana de Imprensa - API (João Pinto/Sandra Moura) e Federação das Associações de Municípios da Paraíba - Famup (Amaro Muniz/Valério Moura Tomaz).

Também foram empossados os conselheiros do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/PB (Fabiano Duarte Rocha/Paula Ismael), Ibama/PB (Ronilson José da Paz/Priscila Torquato Tavares), Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba - IHGP (Carlos Azevedo/Adauto Ramos), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan (Claudio Nogueira/Christiane Finizola Sarmento), Ministério Público Estadual (João Geraldo Carneiro/José Farias de Souza Filho), Academia Paraibana de Letras - APL (Damião Ramos Cavalcanti/Itapuan Botto Targino) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - Crea/PB (Corjesu Paiva dos Santos/Maria Aurília Vieira).

Eles vieram se somar aos três outros conselheiros que já haviam tomado posse em abril deste ano e que foram indicados pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Cultura - Secult (Adriana Uchôa/Patrícia Fabriana Souza), Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU (Cristiano Rolim/Paulo Sérgio Peregrino) e Procuradoria Geral do Estado - PGE (Gilberto Carneiro da Gama/Francisco Monteiro da França).

Na ocasião da posse, a diretora executiva patrimônio estadual, Cassandra Figueiredo, destacou que o Conpec, enquanto órgão colegiado e deliberação superior do Iphaep, se vê diante de embates;  de pedidos de tombamentos e de questões complexas de projetos. “Por isso, independente do estilo e da compreensão de cada conselheiro, é preciso que a gente tenha um compromisso: o olhar da preocupação, pensando na proteção do bem cultural, para que se preserve a memória e identidade da cidade e da Paraíba”.

O conselheiro Damião Cavalcanti, representante da Academia Paraibana de Letras, destacou o empenho da diretora executiva do Iphaep em alguns episódios recentes, que necessitaram da ação mais enérgica do órgão, no sentido de preservar a memória de João Pessoa. Segundo lembrou o conselheiro da APL, é preciso que o Iphaep seja o Iphaep. “E a diretora Cassandra tem se mostrado destemida, corajosa e com responsabilidade social”, ratificou o professor Damião.

“Somos quixotestos. Temos que, a cada dia, fortalecer a luta, que é muito desigual, para preservar nossa história e memória”, concluiu a diretora do Instituto do Patrimônio estadual, Cassandra Figueiredo.




sábado, 26 de novembro de 2016

PL que autoriza o Biólogo a exercer a responsabilidade técnica de sementes segue tramitando na Câmara

O Deputado Federal Sergio Souza (PMDB-PR), relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) do Projeto de Lei nº 3423/2012, que altera os arts. 2º e 44, da Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, com o intuito de autorizar o Biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem e análise de sementes em todas as suas fases, emitiu parecer favorável pela sua constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Agora o projeto de lei aguarda a deliberação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para aprovação do relator.


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ano letivo de escola em João Pessoa foi baseado em atividades para a implementação dos ODS

14/nov/2016
 
330 alunos e 30 professores do IPEI planejaram iniciativas para o alcance dos ODS no âmbito local. Foto: Mariana Paz/IPEI
330 alunos e 30 professores do IPEI planejaram iniciativas
para o alcance dos ODS no âmbito local. Foto: Mariana Paz/IPEI

Em 2016, o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa orientou o ano letivo do Instituto Pessoense de Educação Integrada (IPEI). Com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 330 alunos e 30 professores do Instituto desenvolveram atividades para promover soluções, de modo colaborativo, para o alcance da Agenda 2030. Com o tema “Nosso Planeta, Nossa Casa”, desenvolveram-se projetos para fortalecer a tomada de decisão, o que resultou em documento que será entregue à Câmara Municipal de João Pessoa, propondo que a Casa inclua na pauta discussões sobre os ODS.

No documento, estudantes e professores elaboraram uma lista de ações para auxiliar no cumprimento das metas dos ODS, entre elas a instalação de lixeiras de coleta seletiva na cidade, criação de um plano municipal de habitação aos moradores de rua e garantir que o saneamento básico seja obrigatório em todas as áreas da cidade. O documento será levado à Câmara de Vereadores pelos vereadores eleitos Tibério Lima e Sandra Marrocos.

“A Agenda 2030 nos ajuda a ficarmos mais conscientes, a descobrirmos novas iniciativas e também debatermos com as pessoas as mudanças que queremos”, diz a aluna do sétimo ano, Mariana Gomes Bezerra.

No último sábado 12, durante uma mostra pedagógica, foram expostos, no Instituto, os trabalhos e materiais produzidos pelos estudantes, a partir das discussões e problemáticas sugeridas pelo tema “Nosso Planeta, Nossa Casa”, com base nos ODS. “O trabalho desperta nos alunos uma preocupação consigo, com os outros e com o planeta, e é desenvolvido com apoio da família que participa, e o envolvimento faz grande diferença nos resultados”, afirma a psicopedagoga do IPEI, Bianca Meireles.

Por meio do Projeto Brasil ODS 2030, o PNUD participou da Mostra Pedagógica para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto. O objetivo foi participar do processo de engajamento e das discussões para a implementação da Agenda 2030.

“Estarmos em 2016, primeiro ano de implementação desta agenda, e vendo um trabalho deste em desenvolvimento pela escola e pelos estudantes demonstra que existe o compromisso com a mudança aliado com a responsabilidade de colocar em prática novas iniciativas, de forma sustentável e inclusiva. Tudo isso nos leva a enxergar o alcance das metas e dos objetivos da Agenda 2030 como uma realidade nos próximos anos”, diz a analista de mobilização do Projeto Brasil ODS 2030, Inalda Béder.



 

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Gestão ambiental e a sustentabilidade (CONGESTAS -2016): Profissionais e ambientalistas debatem em João Pessoa

O Congestas 2016, que chega a sua quarta edição, será realizado em João Pessoa (Paraíba), no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, no período de 11 a 14 de dezembro de 2016, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), da Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB), do GETEC e de outros parceiros.

Da Comissão organizadora fazem parte o Analista ambiental Ronilson José da Paz - IBAMA-PB/SEE e o Economista Tarcísio Valério da Costa - UFPB/PRAC/REA-PB/GETEC.

A comissão lembra que os trabalhos completos a serem apresentados na versão 2016 do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congestas 2016 poderão ser enviados, exclusivamente por meio eletrônico, até o dia 20 de novembro de 2016, dentro dos eixos temáticos do Congestas 2016 são: ET-01 - Gestão Ambiental, ET-02 - Saneamento Ambiental, ET-03 - Meio Ambiente e Recursos Naturais, ET-04 - Recuperação de Áreas Degradadas, ET-05 - Recursos Hídricos, ET-06 - Energia, ET-07 - Direito Ambiental, ET-08 - Poluição Ambiental, ET-09 - Educação Ambiental, ET-10 - Saúde Ambiental, e ET-11 - Outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congestas 2016 (ISSN 2318-7603) em meio digital e terá direito a certificado que participar com 75% de frequência.

Para a participação das atividades do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Congrestas 2016, que incluirão palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, estão sendo esperados profissionais da Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, entre outros Estados, além de Lisboa e Coimbra, em Portugal, o congressista deverá fazer sua inscrição pelo site http://eventos.ecogestaobrasil.net/congestas2016.
 
 
 
 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Incêndio atinge vegetação e lixo em bairro de João Pessoa

03/11/2016 17h55 - Atualizado em 03/11/2016 17h55

Fogo começou por volta das 12 h e foi apagada no fim da tarde desta quinta.
Corpo de Bombeiros informou que incêndio não deixou vítimas.

Do G1 PB


Corpo de Bombeiros apagaram o fogo durante a tarde desta quinta-feira (3) (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Bombeiros apagaram o fogo durante a tarde desta quinta-feira (3) em João Pessoa 
(Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um incêndio aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (3), no bairro Jardim Veneza, em João Pessoa, por volta das 12 h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi apagado por volta das 16 h, sem vítimas no local.
 
Ainda conforme informações dos bombeiros, o incêndio provocou apenas danos materiais. O fogo atingiu a vegetação no local, além de entulho que estava nas proximidades.Um morador da região reclamou da frequência de incêndios que atingem a vegetação. “Nessa época muito quente, o vento forte bate em materiais que estão em entulhos e com o reflexo do sol acontecem os incêndios. Todo mundo está correndo daqui, ninguém aguenta”, desabafou.

A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que não será realizada perícia, tendo em vista que ela só acontece quando se trata de ambientes privados ou públicos.

Fonte


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

PRF apreende 300 quilos de lagosta e polvo impróprios para consumo

02/11/2016 09h35 - Atualizado em 02/11/2016 12h24
Segundo PRF, apreensão aconteceu na BR-101, em Mamanguape. 
Carga saiu do RN e seria comercializada no mercado de peixes de Tambaú.

Do G1 PB


Carga de lagosta e polvo estava sendo transportada indevidamente, diz PRF (Foto: Comunicação/PRF)
Carga de lagosta e polvo estava sendo transportada indevidamente,
diz PRF (Foto: Comunicação/PRF)

Cerca de 300 kg de lagosta e polvo impróprios para o consumo humano, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de terça-feira (1º), na BR-101, no Município de Mamanguape, Zona da Mata da Paraíba. A carga estava em uma caminhonete armazenada em caixas de isopor. 

Os produtos tinham como destino João Pessoa. O condutor do veículo disse aos policiais que os alimentos seriam comercializados no Mercado de Peixes, em Tambaú.

Segundo a PRF, o veículo vinha do Estado Rio Grande do Norte. Ao abrirem o compartimento de carga, os agentes encontraram o carregamento, que estava sem nenhum tipo de documento fiscal. 

Ainda de acordo com a PRF, este tipo de carga precisa ser transportada e armazenada em câmara frigorífica, o que mantém o produto na temperatura ideal para evitar a deterioração.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e do Ministério da Agricultura foram acionados para verificar a adequação da carga de frutos do mar. O carregamento de lagosta descumpria o que determina a lei de crimes ambientais, estando com o tamanho inferior permitido para a pesca.



terça-feira, 1 de novembro de 2016

Uma cidade da Paraíba está plantando 2 árvores pra cada morador

por Redação - 01/11/2016 - 11:40


A cidade de Campina Grande, na Paraíba, tem uma média de 400 mil moradores e 100 mil árvores atualmente. Mas se depender das diferentes ações que estão sendo promovidas, isso vai mudar! 


Mudas de árvores prontas para serem plantadas
Créditos: Foto do Plantão PB
Mudas de árvores prontas para serem plantadas

O intuito é que haja duas árvores para cada morador muito em breve. Para isso, há os seguintes programas e projetos rolando por lá. Dá uma olhada!

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o programa Adote Uma Árvore, faz mutirões de plantio, distribuição de mudas de espécies(basta buscar no campus) e ainda capacita educadores, moradores e estudantes para que eles mesmos plantem as árvores.

Na cidade também há os programas Minha Árvore e Habite-se Ecológico, ambos da secretaria de Campina Grande, que ajudam a contabilizar as árvores plantadas e fazem o acompanhamento dos seus desenvolvimentos.

Em uma matéria publicada no Hypeness também foi divulgado que "a ação desdobra-se ainda em levar esse tema às escolas, com o intuito de mostrar para as crianças a importância de plantar e cuidar corretamente de cada árvore nova, aumentando (ainda mais) a consciência dos pequenos sobre a importância de cuidar e preservar" a natureza.