14/nov/2016
Em 2016, o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa
orientou o ano letivo do Instituto Pessoense de Educação Integrada
(IPEI). Com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 330
alunos e 30 professores do Instituto desenvolveram atividades para
promover soluções, de modo colaborativo, para o alcance da Agenda 2030.
Com o tema “Nosso Planeta, Nossa Casa”, desenvolveram-se projetos para
fortalecer a tomada de decisão, o que resultou em documento que será
entregue à Câmara Municipal de João Pessoa, propondo que a Casa inclua
na pauta discussões sobre os ODS.
No documento, estudantes e professores elaboraram uma lista de ações
para auxiliar no cumprimento das metas dos ODS, entre elas a instalação
de lixeiras de coleta seletiva na cidade, criação de um plano municipal
de habitação aos moradores de rua e garantir que o saneamento básico
seja obrigatório em todas as áreas da cidade. O documento será levado à
Câmara de Vereadores pelos vereadores eleitos Tibério Lima e Sandra
Marrocos.
“A Agenda 2030 nos ajuda a ficarmos mais conscientes, a descobrirmos
novas iniciativas e também debatermos com as pessoas as mudanças que
queremos”, diz a aluna do sétimo ano, Mariana Gomes Bezerra.
No último sábado 12, durante uma mostra pedagógica, foram expostos,
no Instituto, os trabalhos e materiais produzidos pelos estudantes, a
partir das discussões e problemáticas sugeridas pelo tema “Nosso
Planeta, Nossa Casa”, com base nos ODS. “O trabalho desperta nos alunos
uma preocupação consigo, com os outros e com o planeta, e é desenvolvido
com apoio da família que participa, e o envolvimento faz grande
diferença nos resultados”, afirma a psicopedagoga do IPEI, Bianca
Meireles.
Por meio do Projeto Brasil ODS 2030, o PNUD participou da Mostra
Pedagógica para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto. O
objetivo foi participar do processo de engajamento e das discussões para
a implementação da Agenda 2030.
“Estarmos em 2016, primeiro ano de implementação desta agenda, e
vendo um trabalho deste em desenvolvimento pela escola e pelos
estudantes demonstra que existe o compromisso com a mudança aliado com a
responsabilidade de colocar em prática novas iniciativas, de forma
sustentável e inclusiva. Tudo isso nos leva a enxergar o alcance das
metas e dos objetivos da Agenda 2030 como uma realidade nos próximos
anos”, diz a analista de mobilização do Projeto Brasil ODS 2030, Inalda
Béder.
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