14/nov/2016
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| 330 alunos e 30 professores do IPEI planejaram iniciativas para o alcance dos ODS no âmbito local. Foto: Mariana Paz/IPEI | 
Em 2016, o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa 
orientou o ano letivo do Instituto Pessoense de Educação Integrada 
(IPEI). Com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 330 
alunos e 30 professores do Instituto desenvolveram atividades para 
promover soluções, de modo colaborativo, para o alcance da Agenda 2030. 
Com o tema “Nosso Planeta, Nossa Casa”, desenvolveram-se projetos para 
fortalecer a tomada de decisão, o que resultou em documento que será 
entregue à Câmara Municipal de João Pessoa, propondo que a Casa inclua 
na pauta discussões sobre os ODS.
No documento, estudantes e professores elaboraram uma lista de ações 
para auxiliar no cumprimento das metas dos ODS, entre elas a instalação 
de lixeiras de coleta seletiva na cidade, criação de um plano municipal 
de habitação aos moradores de rua e garantir que o saneamento básico 
seja obrigatório em todas as áreas da cidade. O documento será levado à 
Câmara de Vereadores pelos vereadores eleitos Tibério Lima e Sandra 
Marrocos.
“A Agenda 2030 nos ajuda a ficarmos mais conscientes, a descobrirmos 
novas iniciativas e também debatermos com as pessoas as mudanças que 
queremos”, diz a aluna do sétimo ano, Mariana Gomes Bezerra.
No último sábado 12, durante uma mostra pedagógica, foram expostos, 
no Instituto, os trabalhos e materiais produzidos pelos estudantes, a 
partir das discussões e problemáticas sugeridas pelo tema “Nosso 
Planeta, Nossa Casa”, com base nos ODS. “O trabalho desperta nos alunos 
uma preocupação consigo, com os outros e com o planeta, e é desenvolvido
 com apoio da família que participa, e o envolvimento faz grande 
diferença nos resultados”, afirma a psicopedagoga do IPEI, Bianca 
Meireles.
Por meio do Projeto Brasil ODS 2030, o PNUD participou da Mostra 
Pedagógica para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto. O 
objetivo foi participar do processo de engajamento e das discussões para
 a implementação da Agenda 2030.
“Estarmos em 2016, primeiro ano de implementação desta agenda, e 
vendo um trabalho deste em desenvolvimento pela escola e pelos 
estudantes demonstra que existe o compromisso com a mudança aliado com a
 responsabilidade de colocar em prática novas iniciativas, de forma 
sustentável e inclusiva. Tudo isso nos leva a enxergar o alcance das 
metas e dos objetivos da Agenda 2030 como uma realidade nos próximos 
anos”, diz a analista de mobilização do Projeto Brasil ODS 2030, Inalda 
Béder.
 
 
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