domingo, 20 de setembro de 2015

Voluntários recolhem lixos de praias do litoral da Paraíba neste sábado

19/09/2015 06h00 - Atualizado em 19/09/2015 17h29 

Ação acontece durante o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios.
Limpezas vão acontecer em João Pessoa, Rio Tinto e Cabedelo.
 
Do G1 PB
 

Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios acontecem também em cidades da Paraíba (Foto: Karlilian Magalhães/Acervo FMA.)
Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios acontece na Paraíba
(Foto: Karlilian Magalhães/Acervo FMA)
Grupos de voluntários vão realizar uma ação de limpezas de praias, rios e lagos em João Pessoa, Cabedelo e Rio Tinto neste sábado (19), durante o ‘Clean Up Day’, considerado o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios. Além dessas cidades da Paraíba, a ação ocorre simultaneamente em várias cidades do Brasil e de outro países. Segundo os organizadores da ação na Paraíba, o objetivo é aproximar as pessoas das questões ambientais e conscientizar a população sobre a grande quantidade de lixo depositado na natureza.
 
As ações vão acontecer nas praias do Cabo Branco, Intermares, Camboinha e Barra de Mamanguape. Em Rio Tinto, as atividades começam às 8h, com a concentração dos grupos na Associação de Moradores de Lagoa de Praia, para início da coleta de lixo. Já as 9h, será a saída para coleta de lixo.

Um lanche vai ser realizado às 11h, quando também acontecem a pesagem e sistematização dos dados da atividade e exibição de filmes sobre Resíduos Sólidos do Cine Tela Verde. Essas atividades acontecem na Associação de Moradores de Lagoa de Praia. Durante a noite, a partir das19h, acontece um 'Arrastão Cultural', na Comunidade da Barra de Mamanguape.
Em Ponta de Campina a campanha vai ser coordenada pelo grupo Catação Cabedelo, com o apoio da Alliance Empreendimentos. A partir das 14h30, os voluntários e interessados em participar vão se reunir em frente a um restaurante, com luvas e sacolas, farão o trabalho de coleta de lixo. O evento ocorre anualmente no terceiro sábado de setembro e mobiliza vários grupos de meio ambiente e ONGs em um dia de limpeza nas principais praias urbanas.

A coordenadora do grupo Catação, Danielle Almeida, considera que esse é um trabalho que estava faltando em Ponta de Campina, pois praia acumula muito lixo, chegando a prejudicar a fauna local. “Nós encontramos lixos estranhos aqui. É muito fácil vermos shampoo, condicionador, protetor solar, pacote de arroz, margarina e até embalagens de origem estrangeira, que suspeitamos ser de embarcações. Em Ponta de Campina também observamos a morte frequente de tartarugas marinhas em decorrência do descarte incorreto de lixo no meio ambiente”, relata.

O grupo vai seguir pela faixa de areia focando nos principais pontos de correnteza, como a curva da praia e o local próximo à barreira de contenção. Com essa ação do Clean Up Day, o grupo pretende dar início ao desenvolvimento de um programa de sustentabilidade para a Praia de Campina com o intuito de conscientizar os moradores do local e implementar melhorias que ajudem a manter a limpeza na praia.
 
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário