segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

UFPB fecha acordo internacional para Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o Instituto de Pesquisa Botanical Garden (MBG), sediado no Missouri, EUA, fecharam um convênio e acordo geral de cooperação acadêmica (Mestrado e de Doutorado). Este convênio marca mais um passo da estratégia de internacionalização da UFPB através da cooperação e mobilidade internacional implantado pela atual gestão. O convênio foi articulado pelo prof. Reinaldo de Lucena, atual Coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).
   
Para o prof. Reinaldo de Lucena, que representou a Reitora Margareth Diniz no encontro, “o convênio será de grande importância para as duas instituições, permitindo intercâmbios de estudantes, professores e técnicos que estejam realizando pesquisas com enfoque no meio ambiente”. Durante a reunião para concretização do convênio, estiveram presentes dr. Rainer Bussmann, diretor do William L. Brown Center e Curador do Economic Botany do MBG, e o estudante do Prodema/UFPB, Hélder Formiga Fernandes.
 
O convênio foi elaborado pelo prof. José Antônio, Assessor Internacional da UFPB. Na ocasião, também foi assinado um convênio entre o MBG e o Prodema envolvendo sete universidades do Nordeste do Brasil: UFPB, UFRN, UFC, UFPE, UFPI, UFS e UESC.
 
Missouri Botanical Garden
 
O Missouri Botanical Garden foi fundado pelo filântropo e botânico norte-americano, o Henry Shaw, em meado do século XIX, sendo considerado um dos jardins botânicos mais antigos dos Estados Unidos. Os pesquisadores do MBG vêm realizando pesquisas em todos os continentes, nas diversas áreas relacionadas ao meio ambiente. A parceria com a UFPB se dará principalmente nas áreas da botânica, ecologia, etnobotânica, mudanças climáticas e educação ambiental.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário