quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PB tem situação muito grave no processo de desertificação

Análise foi realizada pelo Insa e apresentada no 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação. 



A Paraíba é o estado da região Nordeste que possui mais área em situação muito grave de desertificação, conforme análise geral do desgaste, realizada pelo Insa e apresentada ontem, na abertura do 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação. Este cenário acontece principalmente no núcleo de desertificação que, na Paraíba, é encontrado no chamado “Cariri Velho”, composto por 45 municípios do Cariri e Seridó.

Entre os estados nordestinos com maior área de desertificação ambiental, a Paraíba ocupa o terceiro lugar, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Conforme o pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente e Desertificação do Insa, Aldrin Perez-Marin, a análise é de uma situação geral da desertificação ambiental por estado nordestino, mas não existe ainda um estudo sistemático sobre o processo que acontece em todo o mundo.

Conforme a análise, o Rio Grande do Norte está em primeiro lugar com 81% de área desertificada, mas com menos de 10%  em estado muito grave. Pernambuco vem em seguida, com 75% de desertificação ambiental, mas não possui nenhuma área em estado muito grave. Já a Paraíba, com 70% de área desertificada, possui cerca de 30% de área em desertificação muito grave; entre 20% e 30% grave e menos de 20% em situação moderada.

“O processo de desertificação, que é a degradação acumulativa, acontece em qualquer área que seja semiárida, árida e subúmida. E isso decorre principalmente das ações antrópicas ao longo dos anos. Quando o processo chega ao nível de muito grave é mais difícil reverter a fertilidade do solo, que é o mais prejudicado no processo de desertificação. A reversão pode acontecer, mas é muito caro e os camponeses preferem então ocupar um novo espaço do que recuperar o anterior”, salientou Aldrin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário