quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Bombeiros confirmam que incêndio no Pico do Jabre, na PB, foi criminoso

22/09/2016 17h25 - Atualizado em 22/09/2016 17h25
Equipes encontraram baldes, garrafas e tecidos com combustíveis. 
Área de preservação ambiental é o ponto mais alto da Paraíba.

Do G1 PB



Incêndio já atingiu 50 hectares de mata nativa (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)
Incêndio já atingiu 50 hectares de mata nativa (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba/Arquivo)
O Corpo de Bombeiros confirmou nesta quinta-feira (22) que foi criminoso o incêndio que atingiu a área de preservação ambiental do Pico do Jabre, na cidade de Matureia, no Sertão paraibano. No local foram encontrados baldes, tecidos e garrafas com combustível. Ainda de acordo com o órgão, moradores perceberam a presença de dois homens em uma moto, próximo aos locais onde os focos de incêndio foram iniciados. Os bombeiros informaram que o incêndio da região foi controlado nesta tarde.
 
De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), o tenente-coronel Saulo Laurentino, desde que o incêndio começou, na tarde da sexta-feira (16), as equipes perceberam um comportamento anormal nas chamas, com aparição de focos de incêndio em lugares distintos.
 
“Nossos peritos já haviam notado isso e começaram a suspeitar. A confirmação começou a surgir na noite da terça-feira, quando uma moradora informou que viu dois homens em uma moto com alguns objetos em uma parte do pico e que logo após a saída deles, um incêndio começou a tomar conta da vegetação onde eles estavam”, disse ele.
 
Segundo o comandante, a união desta informação, com o encontro dos produtos inflamáveis e o levantamento feito pela equipe de peritos do Corpo de Bombeiros confirmaram que o incêndio foi criminoso. “Não há dúvidas para nós que participamos do combate de que foi um incêndio doloso, criminoso”, disse o comandante.
 
Fogo controlado
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, na tarde desta quinta-feira (22), o incêndio da região foi controlado, mas as equipes vão continuar na área pelo menos até esta sexta-feira (23) para evitar que algum foco seja retomado e inibir novas ações criminosas. A estimativa do Corpo de Bombeiros é de que, em seis dias, as chamas atingiram uma área de 40 hectares.
 
Inquérito Policial
Com a confirmação de que o incêndio no Pico do Jabre foi criminoso, o Corpo de Bombeiros preparou um laudo pericial e encaminhou o documento, na manhã desta quinta-feira, para a Polícia Militar, com o objetivo de pedir rondas no local, e também para a Polícia Civil. O delegado André Rabelo confirmou ao comandante do Corpo de Bombeiros que vai abrir um inquérito para investigar o caso. Como o incêndio ocorreu em uma área de preservação ambiental, o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba também foi comunicado.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário