quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Agricultor cria parque de diversões com materiais reciclados na Paraíba

16/02/2017 19h24 - Atualizado em 16/02/2017 19h24
José Luiz, de 78 anos, criou brinquedos e aparelhos de ginástica.
Agricultor faz a alegria de moradores de Belém, no Agreste da Paraíba.

Gabriel Costa* 

Do G1 PB

Parque construído com materiais reciclados por agricultor de Belém, região agreste da Paraíba. (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Parque construído com materiais reciclados por agricultor de Belém, região agreste da Paraíba. (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

José Luiz, agricultor de Belém, no Agreste paraibano, tem 78 anos e não pensa em parar de trabalhar. Na verdade, ele dedica boa parte do seu tempo em fazer a alegria das crianças da região: Luiz construiu um parque de diversões no quintal de casa todo feito apenas com materiais reciclados.

O agricultor deixou um pouco de lado a lavoura e sua rotina atualmente é dentro da sua oficina, o berçário das suas invenções. Utilizando materiais que encontra na rua e também recebendo doações de donos de parques da cidade, seu Luiz começou a fazer brinquedos e percebeu que era bom nisso. “Fiz uma coisa e deu certo. Aí fui trabalhando em outra, deu certo. O povo foi dando valor: ‘esse ficou bom’, ‘faz outro!’. E fui continuando”, conta o inventor.

Ele teve oito filhos que, quando cresceram, foram morar em outra cidade. Seu Luiz e a esposa ficaram sós em casa e sentiram a falta que faz uma mesa cheia. Sentiram também a falta de receber visitas em casa. Com os brinquedos que ele criou, conseguiu formar um parque de diversões no seu quintal: o Parque São Luiz.

José Luiz, agricultor e inventor do parque de diversões. (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
José Luiz, agricultor e inventor do parque de
diversões. (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Quando chega o final de semana, não dá outra: a casa fica lotada de crianças! Gabriel mesmo, menino de quatro anos, vive no parque. Já José Catarino, diz que aprendeu a andar de pernas-de-pau apenas por causa das invenções de seu Luiz. “Cheguei aqui, comecei a pegar nas pernas-de-pau e aprendi”, conta. Afinal, como não gostar de lá? O parque São Luiz tem balanços, gangorras, brinquedos até que a gente não sabe nem se tem nome, mas sabe que as crianças passam a semana pedindo que chegue o sábado para irem brincar lá.


Além dos brinquedos
O melhor é que não só a molecada é muito bem-vinda no parque de diversões, lá também tem uma academia ao ar livre. O agricultor achou pouco fazer a alegria dos pequenos e também decidiu utilizar sua criatividade para os mais velhos, senão alegres, mas com um corpo malhado. José Luiz criou equipamentos de ginástica também com a mesma lógica dos brinquedos; utilizando apenas sucata e materiais reciclados.

“Até eu que já sou adulto me sinto uma criança aqui no parque de seu Luiz. Todo mundo já conhece e fala: ‘ah, vamos lá pra seu Luiz!’”, relata o músico Luciano Gabriel, morador da região. O parque já existe há três anos e nunca cobrou nada dos seus visitantes.

O melhor pagamento
O que motiva seu Luiz é a certeza de que nos finais de semana os risos das crianças e suas brincadeiras estarão no seu quintal. “Meus netos dizem: ‘vamos lá pra casa de vô que lá tem brinquedo pra a gente brincar’; e chegam correndo um atrás do outro. Entram nem em casa pra tomar água!”, diz.

O sorriso é ainda raro no rosto de José Luiz, sofrido do Sol e do suor, como todo trabalhador da lavoura que faz da terra a sua sobrevivência. Mesmo assim o cansaço e nem a rotina dura tira dele a felicidade que é ter a casa cheia novamente. “Isso é o que me dá prazer. É a melhor coisa da vida”, conta o agricultor e inventor.

*Sob supervisão de Taiguara Rangel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário