sábado, 14 de março de 2015

Filhote de baleia morre depois de tentativa de resgate no litoral da PB

14/03/2015 11h15 - Atualizado em 14/03/2015 14h11 

Polícia ambiental tentou resgatar o animal, mas ele não resistiu.
Veterinária acredita que ele se perdeu da mãe.




 
Do G1 PB 


Um filhote de baleia morreu na noite de sexta-feira (13) na praia de Tambaú, em João Pessoa. A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros chegaram a fazer o resgate do animal, mas ele acabou não resistindo e morrendo.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada depois que banhistas informaram que o filhote estava encalhado na praia e retornava para as partes mais rasas mesmo depois de várias tentativas de levá-lo para o mar.

 No início do resgate, policiais do batalhão ambiental passaram cerca de uma hora e meia com o animal dentro da água, mas segundo a polícia, o filhote estava agitado. Após receberem orientações do Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos (CMA), os policiais tiraram o animal da água e o colocaram na areia, mantendo-o molhado com panos úmidos, mas o animal acabou não resistindo. 

Segundo a veterinária do CMA,  Gláucia Pereira, a orientação de retirar o filhote da água foi dada porque o animal era muito pequeno e estava estressado, o que podia levá-lo a morrer afogado com a água entrando no canal respiratório. A veterinária acredita que o filhote tenha se perdido da mãe.

Inicialmente, a polícia ambiental informou que tratava-se de um golfinho, porém, posteriormente o CMA , para onde o animal seria levado se tivesse sobrevivido, informou que tratava-se de um filhote da espécie baleia-piloto.


Animal foi tirado da água para não se afogar (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Animal foi tirado da água para não se afogar (Foto: Walter Paparazzo/G1)

 Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário