quinta-feira, 12 de março de 2015

Ibama embarga 492 hectares desmatados ilegalmente na caatinga paraibana

Publicado em março 12, 2015 por Redação



Ibama embarga 492 hectares desmatados ilegalmente na caatinga paraibana

Agentes ambientais da Superintendência do Ibama na Paraíba identificaram e embargaram 44 áreas que estavam sendo desmatadas ilegalmente, num total de 492 hectares, durante a primeira etapa da operação Mandacaru. A fiscalização foi durante o período de 21 de fevereiro a 9 de março último, e tinha por objetivo coibir o desmatamento ilegal e a exploração irregular de vegetação nativa no bioma Caatinga.

A ação fiscalizatória foi realizada em mais de 10 municípios situados nas regiões do sertão e do cariri paraibanos. Além do embargo das áreas, o Ibama aplicou mais de R$ 700 mil em multas a 44 infratores, tendo sido apreendidos ainda um trator, dois computadores, três caminhões e uma motosserra.

A Caatinga é um bioma que inclui diversas formações vegetais, sendo a região semi-árida mais populosa do mundo. O ecossistema se estende por quase todos estados do nordeste e parte de Minas Gerais, e é considerado muito importante do ponto de vista biológico por apresentar fauna e flora únicas, formadas por uma vasta biodiversidade e rica em recursos genéticos. Estima-se que pelo menos 932 espécies já foram registradas, das quais 380 são encontradas exclusivamente na região.

Texto e fotos: Ascom/Ibama/PB

Publicado no Portal EcoDebate, 12/03/2015



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário