domingo, 18 de dezembro de 2016

A fauna invisível do Município de Conceição

18/12/2016 - 04:06:52

No percurso foram captadas imagens de diversos animais, que ainda existem na caatinga deste município.

Durante quase 50 dias, noite e dia, o repórter Gilberto Angelo e o ambientalista e pastor da Igreja Batista da cidade de Conceição, Frederico Acaz Sonntag percorreram por várias regiões do Município de Conceição em busca de uma fauna, que até então era invisível para a população local. No percurso foram captadas imagens de diversos animais, que ainda existem na caatinga deste município.



A maioria das espécies encontradas foram aves. Porém, uma grande quantidade de répteis, anfíbios e mamíferos também foi encontrada pela equipe. Com o auxílio do ambientalista, o repórter descobriu, por exemplo, que a maioria das cobras que ocorrem na região são inofensivas e não possuem peçonhas (veneno). De todas as espécies do réptil somente as corais verdadeiras, jararacas e cascavéis possuem o veneno, capaz de matar um ser humano.

Outra descoberta agradável foi a quantidade de espécie de pica-pau que ocorre no município. Ao todo foram encontradas nove espécies, uma mais linda do que a outra. Entre elas, o pica-pau do desenho animado, conhecido em todo o mundo, pela sua risada, tão característica e única.


Muitas pessoas acreditam que a caatinga é um bioma pobre, pois o clima é árido e com pouca presença de vegetação. Porém, a caatinga é rica em espécies animais e vegetais, muitas delas endêmicas. Este bioma brasileiro possui importante biodiversidade e deve ser preservado e valorizado. São cerca de de mais de 170 espécies de mamíferos, mais 500 espécies de aves, 45 de anfíbios, 235 de peixes e de 200 espécies de répteis.

Infelizmente, existem vinte espécies de animais da caatinga que estão ameaçados de extinção. Entre eles, podemos citar: jacu verdadeiro, ave encontrada, durante a expedição, convivendo com animais domésticos. O deslocamento da ave, que saiu do meio do mato para conviver com as galinhas ainda deve fazer parte de alguns estudos mais aprofundados, dada a informações de que o jacu é uma ave arisca ao homem. No caso em tela, a equipe não encontrou nenhuma residência para conseguir as imagens da ave.
 


Clique aqui e conheça fotos de vários animais, que habitam na caatinga, através do blog do ambientalista, Frederico Acaz Sonntag.

Assim como outros biomas brasileiros, a caatinga vem sofrendo com o desmatamento e outras ações predatórias (caça e ocupação humana desordenada). Se não houver preservação da caatinga, poderemos ter a extinção de diversas espécies animais e vegetais típicas deste bioma. Outro problema ambiental, que já está ocorrendo em função do desmatamento, é o aumento da desertificação na caatinga.

No Município de Conceição não é diferente. Além da estiagem prolongada, outros fatores contribuíram ao longo dos anos para o desaparecimento de algumas espécies de animais, que eram facilmente vistas pelo homem, como o guará, a onça parda, cutia, entre outras. Nos dias atuais, ainda é possível encontrar muitas espécies, porém muitas delas são invisíveis ao homem, que desconhece algumas existências, que ocorrem no município.

A maior concentração da equipe aconteceu no sítio Roçado, um dos lugares no município de Conceição, que ainda não recebeu muita alteração e degradação. A exemplo de outras regiões, cerca de 80% da caatinga do Município de Conceição já foi alterado. A caatinga é considerada um dos ecossistemas mais degradados do planeta. Assim, importante garantir a preservação do bioma, visto que está fragilizado decorrente da devastação causada por ações humanas (caça, queimadas, desmatamento), bem como das mudanças climáticas. Essas ações têm culminado no desaparecimento de diversas espécies vegetais ou animais (inclusive endêmicas) e consequentemente no desequilíbrio do ecossistema.



O Município de Conceição, localizado na região do vale do Piancó paraibano, possui uma extensão territorial de 579 km² e uma população estimada em quase 19 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O clima é semiárido, com pluviosidade média de 862,6 mm/ano, irregularmente distribuída. A estação seca vai de setembro a dezembro. A vegetação é a caatinga xerofítica, com arbustos e árvores de pequeno e médio porte. O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Piancó.

Os principais cursos d'água são os Rio Piancó e os Riachos Coelho, Humaitá, do Catolé, do Barro Vermelho, do Criminoso, do Poço Redondo, da Possa, da Cana, das Cabaças e Papa Mel, todos de regime intermitente. O norte do município apresenta uma altitude mais elevada atingindo 730 metros nas regiões habitadas, especificamente na Vila do Distrito de Mata Grande, já na Vila do Distrito de Montevidéo a altitude máxima é de 720 metros.

Agradecimentos: 

Emissora de rádio 91FM, juiz de Conceição Antônio Eugênio, Promotor de justiça, Osvaldo Barbosa, Subseção da OAB de Piancó, Engenheiro Lamberto Gonzaga, Arliston Jerônimo, Farmacon, Funcionários do Banco do Brasil de Conceição, Glauber Fontes, Instituto João Siqueira de Figueiredo, Advogado Marcelo Matias.

Colaboraram com as gravações
Valberto Cds, Del Ferreira e Ricardo Dantas.














Fonte: Redação do portal Vale do Piancó Notícias.

Fonte


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário