sábado, 17 de dezembro de 2016

Paraíba tem dez praias impróprias para banho neste fim de semana

17/12/2016 09h00 - Atualizado em 17/12/2016 09h00
Praias a serem evitadas estão em Cabedelo, João Pessoa e Pitimbu.
Outras 46 praias estão liberadas para os banhistas; confira.

Do G1 PB
 

Maior atrativo da Praia do Jacaré é o pôr-do-sol às margens do Rio Paraíba (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Praia do Jacaré é uma das impróprias para banho (Foto: Krystine Carneiro/G1)


Dez praias do litoral paraibano estão impróprias para o banho neste fim de semana, de acordo com relatório divulgado na quinta-feira (15) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). As praias que devem ser evitadas estão nos Municípios de Cabedelo, João Pessoa e Pitimbu.

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Bessa I, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa. Na praia do Cabo Branco, os trechos que ficam no final da Rua Gregório Pessoa de Oliveira (100 m à direita e 100 m à esquerda) e na rotatória da final da Av. Cabo Branco (100 m à direita e 100 m à esquerda) estão impróprios para o banho.

Na praia da Penha, é bom evitar o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Cabelo. Na Praia do Arraial, não se deve tomar banho no trecho 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá. Já na praia do Sol, os banhistas devem evitar o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.

No município de Cabedelo, a Praia do Miramar está imprópria ao banho no trecho próximo ao dique de Cabedelo, o mesmo ocorrendo com a praia do Jacaré, no trecho que fica à esquerda do Estuário do Rio Paraíba.

Já no Município de Pitimbu, deve-se evitar a Praia do Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho. Já na Praia do Guarita, é bom não se banhar nas águas do trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da lagoa.

A autarquia ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente. As outras 50 praias do litoral da Paraíba estão próprias para o banho, com a qualidade da água variando entre excelente, muito boa e satisfatória.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário