terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Ipês amarelos do Centro de João Pessoa voltam a florar em dezembro

27/12/2016 11h38 - Atualizado em 27/12/2016 12h19

Árvores passaram dois anos florando em um período atrasado.
Revitalização do Parque da Lagoa ajudou a corrigir o atraso, diz Semam.

Do G1 PB
Após dois anos acontecendo em um período atrasado, a floração dos ipês amarelos do Parque Solon de Lucena e do Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, voltou a acontecer na época certa. De acordo com o chefe da divisão de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes, a floração começou no último dia 22, e durante 20 dias vai permanecer colorindo de amarelo o centro da cidade.

Anderson Fontes explica que o clima e o trânsito de pessoas e veículos no Parque Solon de Lucena antes da revitalização contribuíram para o atraso na floração e acredita que o tratamento feito nas árvores do local ajudou a voltar a floração para o período certo.

“Praticamente não existia mais gramado aqui. Com a revitalização, a nova grama fez com que o solo retivesse melhor a água e com que os ipês buscassem melhor os nutrientes. Buscamos fazer novos tratos culturais e ter um cuidado mais minucioso em relação as espécies. O ambiente onde os ipês estão hoje é propício para que eles tenham melhores condições e venham a florar no tempo certo”, explica o diretor.

Segundo os dados da secretaria, no total são 1600 ipês catalogados na capital paraibana, entre amarelos, roxos e rosa. A floração dos ipês das flores rosas e roxas foi no início de dezembro e agora o período é para os amarelos, que concentram 144 unidades apenas no Parque Solon de Lucena.

“Este é realmente um presente de fim de ano, os ipês voltarem a trazer para o pessoense essa floração na época certa. Culturalmente, os ipês amarelos estão para a paisagem de João Pessoa como as cerejeiras estão para o Japão. Quem mora na cidade há muito tempo já sabe que quando está chegando o Natal, além de Papai Noel, vem também as flores amarelas dos ipês”, completa Fontes.


Ipê amarelo florescido no Parque Solón de Lucena, no Centro de João Pessoa, em dezembro de 2016 (Foto: Diogo Almeida/G1)
Ipê amarelo florescido no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa,
em dezembro de 2016 (Foto: Diogo Almeida/G1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário