sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Caravelas são encontradas nas praias urbanas de João Pessoa


31/10/2013 21h10 - Atualizado em 31/10/2013 21h10

Animais, da família das águas-vivas, foram achados na praia de Manaíra.
Biólogo comenta que águas quentes atraem as caravelas.
 
Do G1 PB
 

Banhistas encontraram caravelas na beira-mar da Praia de Manaíra, em João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (31). Estes animais, da família das águas-vivas, oferecem riscos aos banhistas que passam pela orla de João Pessoa. De acordo com o biólogo Tarcísio Cordeiro, os tentáculos das caravelas contêm um veneno que provoca queimaduras quando na pele humana.
 
Ainda de acordo com o biólogo, as caravelas procuram o litoral nordestino por conta das águas quentes, embora não haja um motivo específico para o aparecimento destes organismo em grande quantidade nas praias paraibanas. “Se for identificada uma caravela na água, não entre, porque as queimaduras podem ser bem graves. Dependendo da intensidade podem até levar à morte. Uma vez tendo sido queimado, é importante que a pessoa seja assistida rapidamente. Os restos do tentáculo devem ser retirados com algum pedaço de madeira”, comentou.
 
Nas caminhadas diárias pela praia de Manaíra, a professora Melânia Pereira de Farias se deparou várias vezes com as caravelas na praia. Ela conta que, por possuírem uma coloração diferente, a caravela chama atenção de crianças e animais, oferecendo assim mais perigo. 
 
Em caso de queimadura, Tarcísio Cordeiro recomenda que o local da queimadura seja lavado com bastante água do mar e depois com água quente, no máximo que a vítima puder suportar. Ainda de acordo com o biólogo, quando um banhista encontrar alguma caravela na praia deve removê-la pelo corpo e enterrar, para que não ofereça risco para ninguém.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário