quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Visitantes de praia de João Pessoa devem ter cuidado com urtiga


19/11/2013 16h53 - Atualizado em 19/11/2013 16h53 

Área próxima ao calçadão da Praia do Bessa está cheia de urtigas.
Planta causa vermelhidão, coceira, ardência e até lesões.
 
Do G1 PB com TV Cabo Branco
 

 
 
Quem passar pela Praia do Bessa, em João Pessoa, deve ter cuidado nas plantas com as quais tem contato. Isso porque a área próxima ao calçadão está cheia de urtigas.

A pequena Gabriela Palucci, de 7 anos, foi uma das vítimas da planta que causa vermelhidão, coceira, ardência e, algumas vezes, até lesões. “Quando eu pisei na urtiga, começou a coçar muito. A mamãe jogou água bem gelada”, explicou a menina.

A urtiga pode ser identificada pelos pequenos pelos. Segundo o professor de toxicologia da Universidade Federal da Paraíba Emerson Yuri, a ponta desses pelos têm vesículas que contêm uma série de substâncias, a exemplo do ácido fórmico e da histamina.

“O contato [com essas substâncias] induz reações alérgicas. Dependendo da pessoa, essas reações podem ser leves, moderadas ou graves, se a pessoa já tiver sensibilidade a alguma dessas substâncias”, comentou.

Emerson recomenda que, ao entrar em contato com uma urtiga, a pessoa procure um dermatologista. De acordo com ele, quanto mais o paciente coçar, maior fica a urticária. “Para amenizar de forma inicial, é bom fazer uma compressa com água gelada, sem esfregar o local. Colocar uma solução de bicarbonato de sódio pode amenizar as urticárias”, disse.


Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário