terça-feira, 11 de agosto de 2015

Abaixo-assinado na internet solicita recuperação de ponto mais alto da PB

11/08/2015 08h34 - Atualizado em 11/08/2015 09h41
 
Campanha pede revitalização do Pico do Jabre, em Maturéia, no Sertão.
Lixo, pichações e caça predatória são alguns dos problemas, diz campanha. 
 
 





Uma campanha pela internet está colhendo assinaturas para um preenchimento de um abaixo-assinado para a revitalização do Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba, localizado no município de Maturéia, no Sertão. O objetivo da mobilização é pressionar o governo estadual para tornar realidade a lei de 2002 que transforma uma área de 851 hectares em torno do pico como parque estadual.
  
De acordo com o criador do abaixo-assinado, John Medcraft, as “antenas gigantes e ilegais desgraçam o visual do ponto mais alto da Paraíba, a caça e tráfico de fauna vão de vento em popa e o desmatamento e o lixo fazem o nome Unidade de Conservação uma farsa”. Bruno Wanderley, secretário de Meio Ambiente de Maturéia, destacou que o potencial turístico da área não está sendo usado por conta da situação de abandono.

É fácil encontrar lixo no local. Em reportagem da TV Paraíba exibida nesta terça-feira, em poucos minutos, Bruno Wanderley conseguiu recolher uma sacola de lixo. “Além do material que o público que visita o pico joga, a caça predatória tem matado espécies que só são possíveis de encontrar na região. Uma cobra foi catalogada somente no Pico do Jabre. Uma pesquisadora também catalogou uma borboleta que só é vista aqui, mas esses animais estão desaparecendo”, comentou o secretário.
Abaixo-assinado tinha mais de 15 mil assinaturas até a manhã desta terça-feira (Foto: Reprodução)
Abaixo-assinado 'Vamos salvar o Pico do Jabre!'  tinha
mais de 15 mil assinaturas até a manhã desta
terça-feira (Foto: Reprodução)
O abaixo-assinado pode ser acessado por aqui. Para participar da campanha é preciso preencher com nome e sobrenome, email e marcar a cidade onde mora. Até esta terça-feira (11), mais de 15 mil pessoas tinham aderido à campanha, que pede a desapropriação e revitalização da área por meio da efetivação do parque. Em contato com a TV Paraíba, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) informou que providências estão sendo tomadas, mas não deram prazos. Um estudo também está sendo feito para medir o impacto das antenas de transmissão instaladas no pico.
No texto da página da campanha, o criador explicou no final de julho que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho concordou em efetivar o Parque do Pico do Jabre, transformando a área em unidade de conservação, assim como indenizar os proprietários de terra. “Queremos que o governo, enquanto não regulariza o parque, ative o Pelotão de Polícia Ambiental para combater desmatamento, caça, tráfico de fauna e pixadores. Embargue qualquer outra construção de antena e tirar todas que não tem licença ambiental da Sudema e convidar o Ibama para somar forças”, concluiu.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário