quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Projeto planta mais de 8 mil árvores em seis bairros de Campina Grande

26/08/2015 20h24 - Atualizado em 26/08/2015 20h30 

Projeto 'Minha Árvore' começou em março de 2014.
Iniciativa começa pela educação nas escolas dos bairros atendidos.
 
Do G1 PB
 
 
Projeto "Minha Árvore" em Campina Grande (Foto: Divulgação/Codecom-CG)
Projeto planta árvores em Campina Grande
(Foto: Divulgação/Codecom-CG)
Um projeto em Campina Grande já plantou mais de oito mil árvores em seis bairros da cidade. O projeto 'Minha Árvore' é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e uma empresa imobiliária e começou em março de 2014, com o objetivo de solucionar o déficit florestal da cidade.
 
A iniciativa começa pela educação nas escolas dos bairros onde irão ser plantadas as árvores, onde são realizadas palestras para orientar os jovens sobre a importância de revigorar meio ambiente.
 
A ação disponibiliza uma ficha de adesão, em que cada aluno preenche, descrevendo em qual parte da residência, quintal, jardim ou calçada, deseja plantar a espécie de muda. Em seguida, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e e Meio Ambiente (SESUMA) é destinada a respectiva casa para executar o plantio.
 
Seis bairros já foram contemplados com o 'Minha Árvore', dentre eles o Jardim Paulistano, Novo Horizonte e Três Irmãs. A ação está em andamento ainda no bairro do Cruzeiro. Diferente das outras comunidades citadas, segundo a Coordenadoria de Meio Ambiente a procura pelas mudas não foi satisfatória no bairro do Alto Branco.

A equipe do projeto 'Minha Árvore' é formada por 15 pessoas, divididas entre aquelas que confeccionam as grades que delimitam o local, onde a muda será colocada, os que executam o plantio e os que fazem o levantamento em cada bairro para despertar o interesse dos moradores sobre o projeto.

Projeto "Minha Árvore" em Campina Grande (Foto: Divulgação/Codecom-CG)
Mais de oito mil árvores já foram plantadas
(Foto: Divulgação/Codecom-CG)
“Como nossa iniciativa é mais direcionada as casas, essas pessoas cuidam das árvores com muito carinho, claro que nossa ação também é voltada para repartições como postos de saúde, entretanto, os cidadãos são o nosso maior foco”, disse Murilo Rodrigues, coordenador do plantio do projeto.
 
A meta é plantar 10 mil árvores por ano, levando em consideração a localização de cada muda. São destinadas as de pequeno porte para locais com fiação elétrica, como: mororó, ipesinho, jasmim laranja, jacarandá; já o ipê rosa e amarelo, e a palmeira imperial são de grande porte, nesse caso são plantadas em lugares estratégicos como praças e parques. Só no primeiro semestre deste ano foram transplantadas 214 árvores.
 
"O transplante é um processo cuidadoso, usamos uma retroescavadeira, um muque para o transporte, geralmente as árvores pesam três toneladas. Previamente estudamos o local para onde será destinada essa planta para que o transplante possa ser realizado tranquilamente, até agora não perdemos nenhuma árvore”, finalizou Luiz Nóbrega, paisagista da SESUMA.
 
Outras Informações sobre os projetos ambientais do 'Minha Árvore' e dos transplantes de árvores podem ser verificados na página oficial da SESUMA , ou pelo telefone 3310-6115.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário