quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jardim Botânico em João Pessoa oferece novas trilhas para visitantes

07/01/2015 15h47 - Atualizado em 07/01/2015 15h50

O espaço, que conta com 20 trilhas, foi reaberto na terça-feira (6),
Passeios acontecem em quatro horários nos dois turnos. 

Trilhas temáticas no Jardim Botânico serão abertas na sexta e sabado, em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-PB)
Percurso das trilhas pode durar aproximadamente entre
30 mim e três horas (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Novas trilhas para o passeio do público estão sendo oferecidas no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, conhecido por Mata do Buraquinho, em João Pessoa. O espaço, que conta com 20 trilhas foi reaberto na terça-feira (6), após o recesso de fim de ano. De acordo com a diretora do órgão, Suênia Oliveira, os passeios podem durar aproximadamente entre 30 mim e três horas, em dois turnos: pela manhã, às 9h e às 10h; e à tarde, às 14h e às 15h.
Para os interessados em passear pelas trilhas, a diretora alertou que é necessário o uso de calça comprida e sapato fechado com o objetivo de evitar acidentes. “Percorremos trilhas muito fechadas. Então, encontramos vários animais e é bom que haja o uso de vestimentas corretas para que seja evitado algum tipo de acidente”, alertou ela.

Jardim Botânico de João Pessoa (PB) (Foto: Walter Rafael/Secom-PB)
Jardim Botânico de João Pessoa
(Foto: Walter Rafael/Secom-PB)
O Jardim Botânico, de acordo com Suênia é uma as maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil dentro do perímetro urbano, com aproximadamente 517 hectares de floresta nativa e em 2014 recebeu um público estimado em 12 mil pessoas.

"Recentemente, uma das conquistas da população paraibana foi a transformação do Jardim Botânico em unidade de conservação. São árvores exuberantes que, combinadas com a nossa fauna, proporcionam aos paraibanos ainda mais qualidade de vida”, completou Suênia.

Ainda segundo Suênia, a expectativa da direção é de que pelo menos mais duas trilhas sejam abertas ainda este ano. Porém, ela explicou que para a abertura de uma nova trilha são necessários, em média, três meses. “É um processo razoavelmente complexo. O primeiro passo nesse sentido é realizarmos uma caminhada com os nossos funcionários na trilha que pretendemos abrir. O objetivo é avaliarmos fatores como grau de atratividade, grau de dificuldade e a duração do percurso", explicou.

Agendamento
Os visitantes são divididos em dois grupos, um espontâneo, composto basicamente por famílias, e outro de pesquisa, geralmente com mais de dez pessoas. “Para a visitação para pesquisa é necessário que ocorra o agendamento, que pode ser feito de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, pelo telefone 3218-7880. Esse agendamento se faz necessário porque temos de, com antecedência, escolher as trilhas para atender à demanda das atividades do grupo, que geralmente vêm para estudar, pesquisar”, esclareceu a diretora.

Fonte



Nenhum comentário:

Postar um comentário