quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Peixe-boi marinho é resgatado em praia no litoral norte da Paraíba

07/01/2015 13h21 - Atualizado em 07/01/2015 14h23
Pescadores ajudaram a salvar o animal que está sendo tratado em PE.
Filhote foi levado pela maré para a Praia do Oiteiro.
 
Do G1 PB
Pescadores ajudaram a salvar o animal encalhado (Foto: Acervo/Fundação Mamíferos Aquáticos)
Pescadores ajudaram a salvar o
animal encalhado (Foto: Acervo/Fundação
Mamíferos Aquáticos)
Um peixe-boi-marinho foi encontrado encalhado na Praia do Oiteiro, no litoral norte da Paraíba, na madrugada do último dia 1º. Moradores da área, pescadores e técnicos de instituições ambientais se uniram para realizar o resgate do animal. A espécie é considerada o mamífero aquático mais ameaçado do país. 

A fêmea estava aparentemente bem e apresentava ainda resquícios do cordão umbilical, sugerindo que havia se separado da mãe há pouco tempo. Durante o resgate, as pessoas que estavam no local tentaram localizar nas proximidades da região do encalhe a mãe do filhote ou algum grupo de peixes-bois para que o animal fosse devolvido ao se habitat natural. O pescador batizou o animal de Vitória.

O diretor-presidente da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), João Carlos Borges, disse que desde a década de 90 são feitos registros de encalhe de filhotes da espécie. “Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará estão entre as áreas que isto vem acontecendo com maior frequência”, disse.
 
Pescadores ajudaram a salvar o animal encalhado (Foto: Acervo/Fundação Mamíferos Aquáticos)
Pescadores ajudaram a salvar o animal encalhado
(Foto: Acervo/Fundação Mamíferos Aquáticos)
“Os filhotes quando encalham, diferentemente dos adultos, não estão doentes. Na maioria das vezes são recém-nascidos e ainda estão com o cordão umbilical. O encalhe acontece por causa da falta de ambiente apropriado para a fêmea ter o filhote. Elas entram nos estuários para reproduzir, e às vezes eles apresentam algum comprometimento, como a presença de embarcações ou uma danificação nos manguezais”, explica o diretor.

João Carlos detalha que ao encontrar o ambiente inapropriado, as fêmeas tendem a reproduzir em áreas mais afastadas, e como os filhotes são vulneráveis e possuem dificuldade para nadar, “são levados para a praia pela maré".

A FMA acionou uma equipe Centro Mamíferos Aquáticos, que realizou o deslocamento de Vitória para Itamaracá, em Pernambuco, onde o animal vem recebendo os cuidados necessários desde então. De acordo com informações da manhã desta quarta-feira, o filhote se comporta de maneira satisfatória.

Em casos de encalhe de peixe-boi marinho e de qualquer mamífero aquático, vivo ou morto, a FMA alerta que a situação deve ser comunicada ao órgão ambiental atuante na região ou entrar em contato com a própria FMA, através do telefone (83) 9961-1338 ou (81) 3304-1443. Se o animal estiver vivo, proteja-o do sol, não o alimente ou tente devolvê-lo à água, e evite aglomerações.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário