sexta-feira, 28 de abril de 2017

UFPB e Tecnológico Nacional do México assinam acordo de intercâmbio


Finalizando sua missão de trabalho no México, o professor Reinaldo Lucena assinou hoje, 28 de abril, como representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o último acordo de intercâmbio programado para sua estadia, com o Tecnológico Nacional do México (TecNM).

O convênio traz diversas oportunidades para pesquisadores docentes e técnicos, e também estudantes de graduação e pós-graduação, na renomada instituição. O TecNM tem origem em 1948 e possui atualmente 266 unidades distribuídas pelo país, sendo 126 Institutos Tecnológicos Federais, 134 Institutos Tecnológicos Descentralizados, quatro Centros Regionais de Otimização e Desenvolvimento de Equipe (CRODE), um Centro Interdisciplinar de Investigação e Docência em Educação Técnica (CIIDET) e um Centro Nacional de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (CENIDET). O TecNM atende mais de 521 mil estudantes de licenciatura e de pós-graduação em suas unidades.


A primeira reunião sobre o convênio aconteceu em 4 de abril, entre Lucena e a secretária-geral de extensão e vinculação de convênios da instituição, Ofélia Angulo Guerrero (foto ao lado).

A celebração do termo, ocorrida hoje na Cidade do México, foi realizada com o diretor geral da TecMN, Manuel Quintero Quintero. Participaram, ainda, o diretor de vinculação e extensão, Oscar Raziel Chagolla Aguilar; a diretora do Instituto Tecnológico de Tlalpan, Rocío Castro González; a secretária-geral Ofélia; e a doutoranda do Prodema/UFPB, Camilla Marques de Lucena, representando os alunos de pós-graduação da UFPB.


A missão
Reinaldo Lucena residiu no México por um ano para conclusão do pós-doutorado e regressou, como representante da UFPB, em 1° de abril deste ano, à convite daquele país, inicialmente para a assinatura de quatro convênios. Ao fim, foram fechados seis: com a Universidade de Guerrero, o Instituto Tecnológico Superior de San Miguel El Grande, a Universidad Autónoma Chapingo, a Universidad Nacional Autónoma de México, o Colegio de Postgraduados e o derradeiro com o Tecnológico Nacional do México.

Para o Reinaldo, “além do sentimento de ter cumprido integralmente o compromisso assumido com a UFPB e de ter honrado o apoio dado pela reitora Margareth Diniz, houve a emoção de retornar ao México e de ter sido tão bem recebido”. Ele comemora duplamente os acordos, que, de um lado, permitirão diferentes oportunidades aos acadêmicos mexicanos de estarem no Brasil; e que, de outro, abrirão portas para professores, técnicos e alunos da UFPB em excelentes universidades mexicanas. “Temos muito a aprender uns com os outros”, disse. “Sinto-me realizado em poder colaborar no fortalecimento do nosso processo de internacionalização e, assim, fazer algo concreto para o crescimento de nossa universidade”, expressou Lucena.

Durante sua permanência no México, em meio a uma série de contatos, o docente obteve, ainda, sinalização de instituições de ensino superior de mais dois países, agora da América do Sul, que têm interesse na parceria com a UFPB.

Reinaldo Lucena é coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB.
Fonte:  ACS | Rita Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário