domingo, 24 de agosto de 2014

Filhote de macaco de espécie ameaçada nasce em parque na PB

21/08/2014 14h06 - Atualizado em 22/08/2014 10h14 

Filhote de macaco-prego-galego é fruto de reprodução assistida.
Espécie é considerada como 'criticamente em perigo' pela IUCN.

Do G1 PB
 
Filhote de macaco-prego-galego nasce no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (Foto: Fabiana Verniani / Secom-JP)
Filhote de macaco-prego-galego nasce no Parque Zoobotânico
Arruda Câmara, em João Pessoa (Foto: Fabiana Verniani / Secom-JP)

Um macaco-prego-galego nasceu na tarde de quarta-feira (20), no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, co nhecido como Bica, em João Pessoa. O nascimento do primata, que é da espécie Sapajus flavius, foi fruto da reprodução natural assistida pelo grupo de biólogos da Bica. Segundo explicou a bióloga Helze Lins, o animal é considerado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como “criticamente em perigo".
Ela também disse que o animal é considerado raro e uma das espécies de primatas mais ameaçadas e que o próximo passo é manter a mãe bem alimentada para que a amamentação seja proveitosa e saudável. “Estamos redobrando os cuidados, tendo em vista a importância e fragilidade do animal. Por isso, reforçamos os cuidados e designamos uma dieta rica em proteínas para a mãe do pequeno macaco-prego-galego”, explicou ela.


A importância da reprodução em cativeiro desse animal foi ressaltada pelo veterinário e chefe do Setor de Zoológico do Parque, Thiago Nery. "Foi formado um plano para reprodução desses animais. Isso passa por estrutura física, científica, por educação do público visitante e de todo o trabalho de uma equipe que compõe um zoológico para chegar ao nascimento desse animal, que na natureza, por ação do homem, seja por desmatamento ou por abate, tornou-se tão raro", disse ele.

Ainda segundo Thiago,  o nascimento do filhote é uma prova de que o zoológico está cumprindo a sua função, que é a conservação das espécies. Os interessados em visitar o macaco-prego-galego poderão ir até o Parque Arruda Câmara nos normais horários de funcionamento.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário