terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mais de 52 mil toneladas de resíduos foram retirados da Lagoa

Esta semana foi iniciado o trabalho de desassoreamento, dentro do projeto de reforma do parque.
 

Rizemberg Felipe
Enquanto prossegue o trabalho de desassoreamento, paralelamente será feita a construção do muro que impedirá o despejo de esgotos
Mais de 52 mil toneladas de resíduos foram retirados da Lagoa do Parque Solon de Lucena desde que foram iniciadas as obras de reforma do local.  Isso representa cerca de 30% do volume que deverá ser recolhido até o fim da obra, que elevará para 3,5 metros a profundidade da Lagoa. Nesta fase, uma balsa está sendo utilizada para que uma draga recolha os resíduos nas áreas mais centrais da Lagoa. Esta semana foi iniciado o trabalho de desassoreamento.

O projeto de revitalização da Lagoa do Parque Solon de Lucena é dividido em várias etapas, muitas delas simultâneas. Enquanto prossegue o trabalho de desassoreamento, paralelamente será feita a construção do muro que impedirá o despejo de esgotos na Lagoa (o anel sanitário) e a perfuração do túnel para o escoamento das águas com destino ao Rio Sanhauá. A estrutura vai dar mais eficiência ao transporte das águas excedentes.

A construção do anel sanitário e do túnel começa no dia 18 deste mês. Segundo o secretário de infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, para a construção do túnel, a Prefeitura de João Pessoa vai usar um “método não destrutivo”.

“Na segunda etapa será desenvolvido o plano de urbanização, onde a Lagoa será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes. O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida da população. Tudo isso, com iluminação e segurança de alto padrão”, destacou Cássio Andrade.

O Projeto
O Parque Solon de Lucena (Lagoa) está passando pela primeira grande revitalização em quase 100 anos. O último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 30.

De acordo com o projeto de revitalização, no local será construído um píer às margens da lagoa, um mirante para exercício e contemplação da natureza, área para apresentações artísticas, teatro de arena e área infantil. Após essa fase terá a construção de uma área para o comércio de artesanato e quiosques de alimentação.

Além disso, o projeto terá ainda a construção de uma área com quadra poliesportiva, vôlei de praia, pista de cooper, pista de skate, ciclovia, local para aluguel de bicicletas e esporte náuticos, como pedalinho, caiaques, canoagem e ainda o reflorestamento do Parque. Tudo isso com iluminação e segurança de alto padrão. O investimento total é de R$ 40 milhões.

O secretário de Planejamento, Rômulo Polari, explicou que a segunda etapa corresponde ao plano de urbanização. “João Pessoa voltará a ter um dos mais belos cartões-postais. A população ganhará mais que um espaço público, mas uma opção de lazer, descanso e contemplação da natureza. Pretendemos ainda implantar memoriais dos grandes vultos da cultura paraibana”, contou. As obras desta etapa serão iniciadas ainda neste semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário