quarta-feira, 2 de julho de 2014

Pelo menos 99 tartarugas são encontradas mortas na PB, diz ONG

02/07/2014 16h09 - Atualizado em 02/07/2014 17h11 

Filhotes foram encontrados mortos no asfalto e dentro de área de vegetação.
Mortes aconteceram no mesmo dia que ONG de proteção parou atividades.
 
Do G1 PB
 
Filhotes de Tartargura Marinha mortos em estrada e vegetação da Praia do Bessa (Foto: Sammy Ferreira/Arquivo Pessoal)
Filhotes de Tartargura Marinha mortos em estrada e vegetação
da Praia do Bessa (Foto: Sammy Ferreira/Arquivo Pessoal)
 
 
Pelo menos 99 tartarugas marinhas foram encontradas mortas na manhã da segunda-feira (30), na Praia do Bessa, em João Pessoa, mesmo dia em que foram encerradas oficialmente as atividades de proteção e preservação da Organização Não Governamental (ONG) Guajiru, que funcionava na mesma praia em dois contêineres cedidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Filho de Tartaruga Marinha encontrado esmagado em asfalto de estrada da Praia do Bessa, em João Pessoa (Foto: Rita Mascarenhas/ONG Guajiru)
Filhote esmagado em asfalto da estrada da
Praia do Bessa, em João Pessoa. (Foto: Rita
Mascarenhas/ONG Guajiru)
Segundo a coordenadora da ONG e do projeto Tartarugas Urbanas, Rita Mascarenhas, 19 filhotes de tartarugas marinhas morreram no asfalto próximo à praia e pelo menos outras 80 estavam dentro da vegetação. "Quando nascem em praias urbanas, os filhotes ao invés de caminharem para o mar buscam ir para a luz chegando assim as calçadas e estradas. Por este motivo, é preciso que alguém as impeça de fazer esse caminho, e isto era uma das atividades que realizavamos, pois elas precisam de cuidado", disse Rita Mascarenhas.
 
Rita Mascarenhas disse também que a previsão é de que 12 a 14 mil mortes de filhotes de tartaruga sejam registradas por ano, caso a falta de cuidado com as desovas com os ninhos continue desta forma, sem acompanhamento.
 
"Hoje tornou-se impossível continuar com o trabalho voluntário que fazíamos, no entanto, vamos fazer denúncias ao Ministério Público para que as autoridades assumam a responsabilidade pela vida dessas tartarugas marinhas", ressaltou Rita Mascarenhas.
 
ONG
A Associação Guajiru: Ciência, Educação e Meio Ambiente foi criada em 2002 com o intuito de proteger os ninhos de tartarugas nas praias urbanas da orla paraibana. Os voluntários do projeto localizam e cercam os ninhos para que não sofram com interferência do ser humano ou animais, além de realizarem um processo de conscientização com os frequentadores da região.
 
A Guajiru realizava atividades de conscientização voltadas para a comunidade, escolas e turistas, tais como palestras, mutirões de limpeza e exposições.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário