segunda-feira, 27 de março de 2017

Competição de 'canto de pássaros' é realizada em João Pessoa

27/03/2017 16h52 - Atualizado em 27/03/2017 16h52
 
Disputa ocorreu no domingo (26) e proprietários têm autorização ambiental.
Azulões, Papa-capim e Canários eram alguns dos competidores.

Do G1 PB


Uma competição de "canto de pássaros" ocorreu no domingo (26) no Ginásio de Esportes do Róger, em João Pessoa. Segundo a organização, todos os proprietários tinham licença ambiental para os animais. Os azulões, papa-capim e canários eram avaliados pela quantidade de vezes que cantavam em determinado intervalo de tempo.

A competição de canto de pássaros foi monitorada também por uma equipe de veterinária, para garantir o bem-estar dos “atletas do canto”. No final, foram premiadas as 15 aves que tiveram a maior quantidade de cantos registrados.

Esta não é uma competição com largada e chegada, pontos ou que demande tecnologia para chegar ao resultado final. O criador de pássaros Mário Arruda conta que a competição de cantos é uma prova de honestidade dos competidores. “O dono do pássaro adversário é quem conta quantas vezes o seu pássaro cantou”, diz.

Um contador que fica na mão dos avaliadores é o que registra a quantidade de vezes em que a ave cantou. Mas, para isso, é preciso que quem esteja contando fique com os olhos e ouvidos atentos para não perder um pio sequer.

A contagem é fiscalizada por uma comissão técnica, mas o trabalho é dos próprios criadores. Todos os passarinhos que participam da competição são registrados pelo Ibama e pela Sudema, e os criadores têm autorização para mantê-los, segundo os organizadores.

O zootecnista Danilo Heim informou que não é qualquer ave que participa da competição. "Todos os animais aqui já foram nascidos em ambientes domésticos, pois a caça em ambiente selvagem é proibida”, destacou.

Competição de canto de pássaros ocorreu em João Pessoa (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Competição de canto de pássaros ocorreu em João Pessoa
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
 



Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário