terça-feira, 17 de abril de 2012

BNB promove I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio+20

16/04/12 - 17:23 
 
Discussões sobre Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga serão em maio


Nos próximos dias 17 e 18 de maio, representantes de todos os setores da sociedade vão discutir a gestão do bioma Caatinga e as possibilidades para a integração de políticas públicas e ações. Eles estarão reunidos na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza, durante a realização da “I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio+20”.
 
O resultado das discussões será consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma.
 
A Declaração da Caatinga será apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, conforme acordo estabelecido entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará – CONPAM e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA.
 
A manifestação formal desses compromissos entre os tomadores de decisão mais relevantes tem o propósito principal de elevar o patamar de prioridade da agenda político-institucional relacionada ao bioma Caatinga em todas as esferas da sociedade brasileira, permitindo, inclusive, o estabelecimento de um processo permanente de governança.
 
A Conferência será um dos eventos que marcarão o 60º aniversário do Banco do Nordeste e pretende definir os caminhos de um futuro sustentável para o principal ecossistema da região, bem como assegurar um comprometimento político renovado frente às lacunas que ainda existem e aos novos desafios emergentes para a implantação de uma economia verde no semiárido brasileiro. Paralelamente à Conferência Regional, ocorrerá a Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga, na qual serão expostos os resultados de iniciativas exitosas desenvolvidas nos nove estados participantes.
 
“O Banco do Nordeste, ao utilizar sua capacidade de mobilização das lideranças governamentais e da sociedade, promoverá o maior diálogo regional já ocorrido no país nos últimos anos. Além disso, por ser um evento de caráter pragmático e que pretende oficializar compromissos concretos com o desenvolvimento sustentável da Caatinga, é de se esperar também uma conferência do mais alto nível e com resultados extremamente positivos”, afirma o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, Sydrião Alencar.
 
Segundo ele, resta pouco mais da metade da cobertura vegetal original típica do semiárido, muito em função da exploração indiscriminada dos recursos florestais da Caatinga, região que abriga a população mais pobre do Nordeste e uma das mais pobres do Brasil.
 
No entanto, há grande potencial para ser explorado e possibilidade de a Caatinga ampliar a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país, sem prejuízo da sustentabilidade ambiental. Por isso e pela sua missão como agente catalisador do desenvolvimento sustentável da Região, o Banco do Nordeste está promovendo este evento”, conclui o diretor.
  
Da Redação (com Assessoria)
WSCOM Online


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário