quarta-feira, 4 de abril de 2012

Repartições realizam coleta

Repartições federais e municipais realizam coleta seletiva na capital, mas apesar da iniciativa, população desconhece o modelo.

 
Em João Pessoa, o IBGE não é o primeiro órgão federal a instalar a coleta seletiva. A medida já foi adotada em outras repartições por determinação federal. “Existe uma lei federal que obriga as repartições federais a instalarem a coleta seletiva para reaproveitar os resíduos sólidos. Na Paraíba, isso é adotado no Tribunal Regional do Trabalho, Universidade Federal da Paraíba, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Polícia Federal e Delegacia Regional do Trabalho”, afirmou o presidente da comissão de Coleta Seletiva do IBGE, Jorge Souza.

Além desses órgãos, há coleta seletiva nas sedes do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa, do Grupamento de Engenharia, da Polícia Rodoviária Federal, da Embratel, do Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito (Dnit), do Tribunal Regional Eleitoral, da Procuradoria Federal.

Apesar da iniciativa dos órgãos federais, a coleta seletiva ainda é algo desconhecido para uma grande parcela da população. Dos mais de 60 bairros de João Pessoa, o sistema só foi implantado pela Prefeitura em 22. E, mesmo nas localidades onde há o programa, o trabalho é comprometido pela falta de conscientização da população.

“Damos orientações aos moradores sobre o funcionamento da coleta seletiva. Informamos os locais e horários da coleta e temos muitas pessoas conscientes. Mas há lugares em que a população mistura o lixo, não respeita a cor dos recipientes e isso dificulta muito nosso trabalho”, acrescenta o coordenador da Coleta Seletiva da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana, Edilberto Fernandes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário