quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aesa registra chuva em mais de 70 cidades da Paraíba


19/12/2013 13h48 - Atualizado em 19/12/2013 13h48 

Maiores índices pluviométricos foram em cidades do Sertão e Cariri.
Chuvas foram registradas nas últimas 24 horas e devem continuar.
 
Do G1 PB
  
A Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa) consolidou, na manhã desta quinta-feira (19), os dados sobre os íncides das chuvas registradas nas últimas 24 horas em mais de 70 cidades do estado. Os maiores índices pluviométricos foram registrados nas regiões do Cariri e Sertão, com destaque para as cidades de Sousa (159,8 milímetros), São José de Caiana (152 mm), Santa Inês (127,1 mm), Boa Ventura (113, mm) e Diamante (112 mm). Na início da manhã desta quinta, a Aesa havia divulgado um índice parcial das chuvas desta quarta-feira (18).
 
De acordo Marle Bandeira, meteorologista do órgão, as chuvas são provocadas por vórtices ciclônicos que atuaram na maior parte da região Nordeste. “Esta condição meteorológica é normal para esta época do ano”, destacou Marle. De acordo com o boletim da análise de previsão meteorológica da Aesa, pode voltar a chover nestas cidades ainda hoje à tarde e pelo menos até as próximas 24 horas.
 
O presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, explica que o órgão está otimista com relação à previsão de chuvas para o próximo semestre e que ainda nesta quinta deve analisar e divulgar o impacto deste fenômeno no volume de água dos reservatórios estaduais. “Iremos verificar os dados para saber quais açudes foram recarregados e esperar o anúncio dos meteorologistas”, comentou o presidente.  
Previsão
Durante esta quinta-feira (19), a Aesa está realizando a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte da Região Nordeste. Meteorologistas de todo a região e um convidado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São Paulo, estão na sede do órgão, em Campina Grande, com o objetivo de discutir a previsão de chuvas para o primeiro trimestre de 2014. Os dados devem ser divulgados na tarde de hoje, a partir das 17h (horário local), em uma entrevista coletiva que será realizada no auditório do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG.)
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário