segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Animais de zoo de João Pessoa ganham picolé para aliviar calor

02/12/2013 12h39 - Atualizado em 02/12/2013 12h50

Ideia é aliviar desconforto causado pelas altas temperaturas registradas.
Inicialmente só os pequenos mamíferos estão recebendo o alimento.
 
Do G1 PB
 
 
Macaco se 'refresca' com picolé na Bica, em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Macaco se 'refresca' com picolé na Bica, em João Pessoa
(Foto: Divulgação/Secom-JP)

A direção do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, inseriu picolé de frutas no cardápio de alguns animais. A ideia é aliviar o desconforto causado pelas altas temperaturas registradas nesta época do ano. Inicialmente só os pequenos mamíferos estão recebendo o alimento refrescante, mas a a tendência é que ele também seja inserido na dieta dos grandes mamíferos e de outros animais.

Segundo a administração da Bica, as futas normalmente são oferecidas já cortadas aos animais, no entanto, quando os biólogos percebem que o calor está demasiado, oferecem o alimento como picolé. Nesta segunda-feira (2), a previsão é que a temperatura chegue a 30 °C.
A bióloga  Fabiana Leyton explicou que o cardápio varia entre melancia, maçã, goiaba, mamão e ainda laranja, beterraba e cenoura. De acordo com ela, além de refrescantes o picolé é bom para a saúde dos animais.
 
“Esse tipo de alimentação é bem aceita por eles. Cada dia oferecemos uma opção diferente para diversificar. Das vezes que fizemos com goiaba, foi o preferido. Fazer esse tipo de manipulação com a fruta é um enriquecimento alimentar”, afirmou Fabiana.
 
Estão se refrescando com o picolé o macaco prego, mico-de-cara-dourada, mico-de-cheiro, o macaco Rhesus e também o furão, quati, irara, raposa e guaxinim. “Por enquanto, estamos fazendo apenas para os pequenos mamíferos. Quando fizermos para os grandes, faremos picolés maiores”, informou a bióloga do Parque.
    Picolé é servido aos mamíferos em zoo de João Pessoa  (Foto: Divulgação/Secom-JP)
    Picolé é servido aos mamíferos em zoo de João Pessoa
    (Foto: Divulgação/Secom-JP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário