quarta-feira, 21 de maio de 2014

Moradores reclamam do desperdício de água

Além do desperdício, a água inunda a calçada nas residências localizadas nos pontos mais baixos e pode ser risco de acidentes.


 


Francisco França
Em um percurso de aproximadamente 400 metros, há três vazamentos no sistema de tubulação de água
O fluxo de água corrente ao longo de um trecho da avenida Presidente Félix Antônio, principal via de acesso à rua do Rio, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, indica o desperdício de água potável e o descaso na infraestrutura no local. Em um dos pontos da via, em um percurso de aproximadamente 400 metros, há três vazamentos no sistema de tubulação de água. Segundo os moradores, o problema foi identificado há mais de uma semana.

 
Além do desperdício, a água que jorra das tubulações expostas inunda a calçada nas residências localizadas nos pontos mais baixos e pode ser risco de acidentes.
 
A casa de Elvis Santos é uma das mais prejudicadas com o vazamento de água. Segundo ele, há mais de 15 dias a tubulação que passa em frente ao imóvel estourou e o acúmulo de água formou uma cratera, comprometendo a estrutura do muro. “Esse buraco aí já está com mais de um metro. Meu sobrinho caiu na semana passada e quase acontece uma tragédia. Esse buraco se formou porque a Cagepa tinha consertado esse vazamento no começo do ano, mas não tinha tapado. Por isso o cano estourou novamente”, reclamou o morador.

A cerca de 70 metros a frente da casa de Elvis, há outro cano estourado, próximo a um ponto de ônibus. Com a água escorrendo no meio da rua, a pista fica escorregadia e representa perigo para pedestres e motociclistas. Morando a poucos metros desse trecho, a dona de casa Maria José Pereira conta que na semana passada o vizinho dela sofreu uma queda de moto ao trafegar na avenida.

“É um perigo essa água correndo direto aí na rua. O menino caiu da moto depois que derrapou na água. Como ele, outras pessoas quase se prejudicam”, alertou.

Em outro trecho da avenida principal da rua do Rio, a costureira Maria de Fátima dos Santos denuncia que o cano estourado em frente a uma revendedora de planos de saúde jorra água limpa desde o último sábado. Segundo ela, os moradores já ligaram para a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para relatar o problema. No entanto, os vazamentos ainda não foram consertados.

“A Cagepa fala tanto em não desperdiçar água, só que eles mesmos estão fazendo isso. Esse cano está desse jeito desde sábado. Muita gente já ligou para reclamar e pedir para eles consertarem. Mas continua do mesmo jeito. É uma tristeza ver tanta água jogada fora”, lamentou a costureira.

A assessoria de comunicação da Cagepa informou que uma equipe de manutenção da empresa visitará ainda hoje a avenida Presidente Félix Antônio para verificar o caso.

Ainda segundo a assessoria, no último sábado foi consertado um outro vazamento que havia no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário