sábado, 4 de fevereiro de 2012

Degradação ambiental em João Pessoa

Resíduos domésticos e da construção civil estão sendo depositados em áreas de proteção ambiental e degradando meio ambiente.

A falta de consciência ecológica da população está provocando a degradação de áreas de proteção ambiental, em João Pessoa. No bairro dos Bancários, um trecho das margens da mata que dá acesso do Vale do Timbó, (mais conhecida como mata do Hospital Universitário Lauro Wanderley) está sendo ocupado por lixo doméstico e resíduos de construção civil.

A suspeita é que a atitude, considerada grave crime ambiental, esteja sendo praticada por moradores e operários de obras clandestinas. O caso vem sendo investigado por equipes da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

A quantidade de entulho e de lixo mostra que o problema não é recente. Às margens da mata, que fica ao lado da Avenida José Alencar de Lira, é possível ver sacos com resíduos domésticos, grande quantidade de papelão e até de pedaços de mobília.

Entulhos, com pedras e restos de massa de cimento, também existem no local.

Ainda há um enorme buraco, com aproximadamente cinco metros de profundidade, que está sendo “coberto” com o lixo jogado ali. Até uma parte do asfalto, que fica ao lado da mata, já cedeu e ameaça aumentar o tamanho do buraco e os danos ambientais.

Além de degradar o meio ambiente, a presença do lixo contribui para o aparecimento de doenças. O motorista Almir Gomes é um dos moradores do local e condena a prática de despejar os resíduos às margens da mata. Ele explica que a atitude não é justificável, já que a coleta de lixo ocorre regularmente no bairro.

“O caminhão do lixo passa aqui três vezes por semana e não falta. Basta que as pessoas coloquem o lixo para fora”, lamenta.

Além de mosquitos e insetos, a quantidade dos resíduos pode aumentar os casos de dengue, já que, no lixo, existem muitos recipientes com condições de armazenar água da chuva e servir de criadouros do mosquito que transmite a doença.

SERVIÇO
Denúncias sobre depósito irregular de lixo e de entulho podem feitas através dos seguintes telefones: 3218-9205 (Semam) ou 3214-7643 e 0800-083-2425 (Emlur)



Nenhum comentário:

Postar um comentário