sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ibama apreende 10 mil metros de redes no defeso da piracema em açudes federais da PB


Em operação de fiscalização da piracema, realizada entre os dias 11 e 16 de fevereiro, nos Açudes Federais de Cajazeiras (Eng. Ávidos e Lagoa do Arroz), Patos (Jatobá I), Sousa-Pb (São Gonçalo) e complexo Curema/Mãe D'Água, no sertão da Paraíba, agentes ambientais federais do Ibama retiraram das águas dos reservatórios e incineraram 10 mil metros de redes de pesca (caçoeira), que não deveriam estar em uso durante o período de defeso da piracema, quando a pesca fica proibida.

O atual período da proibição da pesca começou no dia 01.12.2011 e vai até 28.02.2012. O respeito ao período do defeso da piracema é fundamental para que os peixes possam se reproduzir, mantendo a população das espécies da região, o que é essencial para o sustento dos pescadores e de suas famílias.

Durante o período em que a pesca fica proibida, os pescadores profissionais recebem, por intermédio do Ministério da Pesca e Aquicultura, o Seguro Defeso, que corresponde a um salário mínimo mensal, para garantir-lhes a renda durante a piracema, quando não podem pescar.

Para o coordenador da operação, o analista ambiental Jaime Pereira, "os pescadores que insistem em desrespeitar o defeso estão destruindo o próprio meio de sustento, pois com certeza, isso acarretará a diminuição da quantidade de pescado em suas redes num futuro próximo. Caso sejam flagrados, serão multados e terão que responder na justiça pelo crime ambiental, além de perderem o direito de receber o Seguro Defeso, no caso dos pescadores profissionais".

Durante a operação, também foram apreendidos pelos fiscais mais de 50 pássaros silvestres mantidos em cativeiros ilegalmente. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama na Paraíba, onde recebem avaliação e cuidados veterinários, tendo em vista verificar a possibilidade do seu retorno à vida livre.

A Operação Piracema nos Açudes Federais da Paraíba faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental do Ibama (PNAPA).

  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário