quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lixo invade ruas das cidades da Paraíba

Lixo proveniente de mais de 240 mil domicílios no estado, vai parar nas ruas e em terrenos baldios, é o que mostra pesquisa do IBGE. 

 

Problema é agravado pela falta de conscientização da populão,
diz Emlur. Kleide Teixeira
Mais de 240 mil domicílios paraibanos não dão o destino adequado ao lixo. É o que aponta o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010.

O estudo indica ainda que pouco mais de 72% desses lares queimam os resíduos no próprio domicílio.

Em João Pessoa, terrenos baldios ou logradouros são os principais locais de despejo, com quase 50% dos casos. No bairro São José, por exemplo, é possível encontrar lixo em todo lugar: terrenos vazios, tetos de casas, becos e principalmente nas margens do Rio Jaguaribe - que corta a comunidade.

“O rio está muito sujo e precisando de uma limpeza urgente, pois o inverno está chegando”, comentou o líder comunitário Valmir José, ao acrescentar que o pessoal joga “tudo que não presta no leito, mas as autoridades também precisam fazer sua parte”.

Em um terreno baldio no bairro, os entulhos tomam conta do espaço. Até colchões são despejados no local. Também não é incomum encontrar lixo doméstico e até móveis nos logradouros da comunidade.

Para Francisco Lucas Rangel, diretor de operações da Emlur, a razão para esses altos índices se deve a fatores como a necessidade de conscientização da população. “Mesmo quando há coleta, as pessoas costumam não esperar pelo carro. Vão colocando o lixo na calçada, na via, nos rios, e lixo atrai lixo.

Temos equipes de educação que visitam as comunidades para conscientizar os moradores sobre o problema”, afirma.

O advogado e ex-superintendente do Ibama na Paraíba, Anselmo Castilho, explica que o município, estado e governo federal são responsáveis pela fiscalização dos casos. “No entanto, nós, enquanto cidadãos, precisamos ficar alerta visto que esta é uma questão de saúde pública. Tanto há perigo iminente na queimada do lixo, quanto a exposição deste pode causar danos ao bem estar da população”, comenta.

Segundo a pesquisa do IBGE, há, em João Pessoa, a coleta do lixo de 210 mil domicílios permanentes, dos 213.256 existentes.

“Não existem comunidades sem coleta regular de lixo na capital, existem sim, todavia, áreas de difícil acesso. Para estas áreas designamos um funcionário que vai com um carrinho de mão recolher todo o lixo”, comenta. Ele frisa que há coleta pelo menos três vezes por semana nas localidades da capital.

LEGISLAÇÃO
A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as condutas lesivas ao meio ambiente, como é o caso da destinação inadequada do lixo. Em seu art. 54, a “Lei dos Crimes Ambientais” prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa para quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário