domingo, 7 de julho de 2013

Biojoias renovam o estilo com sofisticação

Peças trazem de volta o ar de moda sustentável e reafirmam a tendência de acessórios.





Rizemberg Felipe
Biojoias são feitas com ossos e coloridas com corante 100% natural
Ao mesmo tempo regionais e elegantes, as biojoias feitas com ossos vêm despontando como grandes aliadas para criar looks originais. Colares, brincos, anéis e pulseiras: o emprego das peças também tem se mostrado eficaz na hora de montar visuais antenados com as últimas tendências, que cada vez mais incorporam elementos artesanais e étnicos.

Maria Josilene Bernardo de Souto, mais conhecida como 'Jô do Osso', trabalha com a matéria-prima há mais de 30 anos e afirma com segurança que as biojoias produzidas com ossos estão conquistando mulheres de diferentes partes do Brasil e do mundo.
 
“Eu tenho clientes não só daqui, mas de vários países que me visitam e se interessam bastante pelo produto”, conta.
 
E esse interesse não fica restrito às ruas. Segundo ela, até produtores de novela já pediram autorização para que as peças fossem usadas na ficção. “Quando me ligaram, pensei que fosse brincadeira. Disseram que minhas peças eram únicas e queriam autorização para usar na novela. Hoje, alguns colares e brincos da personagem de Paola Oliveira em 'Amor à Vida' são criações minhas”, menciona.
 
Conforme o estilista Romero Sousa, as peças têm a vantagem de se adaptarem aos mais variados estilos e ocasiões. “As biojoias em osso têm como característica serem impactantes, ou seja, por si só chamam atenção. Então, elas se enquadram tanto em looks mais despojados quanto nos mais elaborados”, observa. Ele ainda complementa: “dentro das tipologias do artesanato do nosso estado, elas são únicas, tem um apelo muito sofisticado e uma dedicação ímpar”.
 
Além de romper um pouco da sobriedade de algumas composições, as biojoias feitas com ossos também são uma excelente opção para sair do lugar comum. Isso é o que garante a jornalista de moda e blogueira Fernanda Alves. Para ela, uma boa alternativa é combinar a formalidade de looks casuais com a heterogeneidade das peças.
 
“Para quem quer começar aos poucos, eu recomendo tentar combinar com roupas lisas e de corte clássico, como uma boa camisa social branca, calça jeans e camiseta. Quem quiser ir além, pode combinar um colar ou brinco, que ficarão na parte superior do corpo, com algum sapato de cor forte ou mesmo estampado. Não vai chamar tanto a atenção justamente por estarem em extremos do corpo”, explica.
 
A jornalista completa: “para quem já se sente segura, recomendo usar dois braceletes iguais, um em cada braço, com um vestido estampado. Já as mais ousadas podem tentar um macacão ou combinação de peças com a mesma estampa - calça e blusa -, que está super na moda”.
 
ACESSÓRIOS DÃO UM TOQUE ÉTNICO AO LOOK
Designs inspirados em tribos indígenas e africanas têm adquirido bastante relevância em coleções recentes de grandes estilistas. Por conta disso é que o uso de elementos étnicos vem gradativamente ganhando mais espaço no guarda-roupa, além de ter conquistado a estima de fashionistas e consultores de estilo. Fernanda Alves considera positiva essa influência.
 
“Eu acho legal a tendência étnica justamente por jogar luz em novos materiais, feitos por artesãos independentes de várias partes do mundo. Conseguir compor um look em que cada peça é de um lugar faz dele único, e isso é moda”, exalta. Ela acrescenta: “acho que o étnico vai além das estampas, que são a forma mais popular de seguir a moda, chegando aos materiais e técnicas diferentes e únicas”.
 
Segundo Fernanda, as biojoias de osso criam oportunidades de combinações interessantes com os looks étnicos, compondo visuais mais arrojados. “As peças ficam bacanas em roupas com estampas do tipo e em cortes alternativos, tipo saias assimétricas e vestidos com decotes diferentes”, indica.
 
Sobre a utilização do osso como matéria-prima e o cenário fashion atual, a professora e historiadora de moda Mayrinne Meira faz questão de enaltecer e reconhecer o efeitos significativos de tais criações. “A moda brinca com a linha do tempo de uma forma criativa, lúdica. Ela nos mostra que tudo é atemporal e perecível no seu universo. Tudo tem oportunidades de retorno. Esse material foi exaustivamente utilizado como utensilio doméstico, mas também como adorno, o que mostra preocupações funcionais e também deleite estético”.
 
PEÇAS DE OSSO FAZEM PARTE DA MODA ECOCHIC
As biojoias de osso surgem também como elementos da chamada moda sustentável – ou do movimento ecochic. Para Mayrinne, peças como essas dão um fôlego a mais ao meio fashion paraibano. “Esse trabalho, além de ser belíssimo e ter um apelo comercial considerável, pode levar o nome do nosso estado aos altos patamares da mídia, como aconteceu com o macramê e algodão colorido”, exemplifica.
 
O consultor de estilo e produtor de moda Thiago Roese também exalta produções do tipo. “Isso mostra como se pode ser criativo utilizando e reciclando objetos. É um grande estímulo para outras pessoas que trabalham com criações de roupas, joias e artes", acredita.
 
Compartilhando da mesma ideia, o estilista Romero Sousa ainda ratifica os benefícios para a cultura local. “Eu, como estilista, sempre estou pesquisando novas possibilidades de trabalhar com o artesanato de apelo regional e acho importante a valorização da cultura para preservar as nossas memórias”, ressalta.
 
“Já fiz uma coleção inspirada no cangaço, onde associei essas peças com prata e bordados, e outra inspirada na Pedra de Ingá, onde as simbologias foram transpostas para o osso. Recentemente, desenvolvi também uma coleção de sandálias onde uni seda, couro de tilápia e osso”, finaliza. (Especial para o JP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário