sexta-feira, 19 de julho de 2013

Biólogo lança livro que ajuda a entender criação das Unidades de Conservação

19 jul 13
 
O livro “Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais” será lançado nesta sexta-feira (19), às 19h, na Sala de Convenção 2 da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A obra, que será lançada com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), foi elaborada pelo biólogo paraibano João Carlos Costa Oliveira, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Para o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega “o Roteiro é imprescindível porque contribui para que o cidadão entenda como são criadas as Unidades de Conservação. Quem trabalha com Educação Ambiental sabe que informação é um instrumento de cidadania, de transformação”, concluiu.

Com uma linguagem acessível o livro também pode ser útil para os gestores ambientais, fornecendo todas as condições para que os técnicos conduzam os processos de criação das Unidades de Conservação. Com doze capítulos, ele traz a fundamentação legal, textos da Constituição Federal sobre os espaços especialmente protegidos, leis ambientais e ainda orientações sobre procedimentos para elaboração do mapa e memorial descritivo das Unidades de Conservação.

A União Mundial para Conservação da Natureza (International Union for Conservation of  Nature – IUCN) definiu categorias para as áreas protegidas no mundo:  Reserva Natural Estrita, Área de Vida Selvagem, Parque Nacional, Monumento Natural, Área de Gestão de Habitat/Espécies, Paisagens Terrestres/Marinhos Protegidos e Área Protegida de Recursos Geridos. O Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais atende as diretrizes utilizadas nos processos de criação de unidades de conservação e orienta sobre o passo a passo para que os gestores públicos inscrevam a Unidades de Conservação no cadastro nacional.

Sobre o autor – João Carlos Costa Oliveira é biólogo e trabalhou na Fundação Biodiversitas, Ibama e Ministério do Meio Ambiente. Desde 2011 desenvolve atividades no Instituto Brasília Ambiental, onde atualmente é assessor especial do Licenciamento Ambiental.

O livro “Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais” foi elaborado com apoio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário