quarta-feira, 17 de julho de 2013

Projeto de defesa do peixe-boi se instala em praia da Paraíba


16/07/2013 06h00 - Atualizado em 16/07/2013 06h00 

ONG apresenta projeto à comunidade nesta terça-feira (16).
Ação envolve pesquisa e defesa da espécie e educação ambiental.
 
Do G1 PB
 
Projeto 'Viva o Peixe-Boi Marinho' realiza ação em Barra de Mamanguape (Foto: Divulgação/Luciano Candisani)
Projeto 'Viva o Peixe-Boi Marinho' realiza ação em
Barra de Mamanguape (Foto: Divulgação/Luciano Candisani)

Os moradores da Barra de Mamanguape conhecem na manhã desta terça-feira (16) um projeto de preservação do peixe-boi marinho que vai oferecer oficinas de educação ambiental e atividades de pesquisa sobre a espécie, que habita a região. A ação faz parte do projeto 'Viva o Peixe-Boi Marinho' e é realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). Barra de Mamanguape, que é considerada Área de Proteção Ambiental (APA), é a primeira região contemplada para abrigar o projeto no Brasil. A atividade desta terça acontece na Colônia de Pescadores.

Equipe faz estudo e avaliação dos contaminantes (Foto: Divulgação/Viva o Peixe-boi Marinho)
Equipe faz estudo e avaliação dos contaminantes
(Foto: Divulgação/FMA)
Segundo o coordenador executivo do projeto e diretor-presidente da FMA, João Carlos Gomes Borges, a Barra de Mamanguape tem uma grande presença de peixes-boi marinhos por manter atributos ecológicos que asseguram a ocorrência desta espécie. “No entanto, percebemos que a região vem passando por mudanças, alterações, influências ligadas a questões antrópicas. Este projeto foi muito discutido, bastante pensado e tem referenciais de estratégia internacional e nacional para a conservação dos sirênios”, diz.
  
As atividades de educação ambiental estão programadas para começar dia 23 e serão desenvolvidas  pela equipe do projeto, que inclui uma coordenação científica, uma médica veterinária e uma educadora ambiental, além da equipe de pesquisadores para análise, estudo e avaliação dos contaminantes e das áreas de forrageio do local. O projeto ainda inclui o trabalho de engenheiros que vão desenvolver uma tecnologia de localização e rastreamento do peixe-boi marinho para melhoria dos estudos com efeitos voltados para conservação da espécie.
 
O trabalho também vai envolver atividades de inclusão social, com capacitação sobre gestão empresarial na Eco Oficina Peixe-Boi & Cia.“A nossa equipe já está instalada na Barra de Mamanguape desde maio. Estamos montando escritório, fazendo articulações no local e alguns estudos prévios”, explica o coordenador.
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário