sábado, 6 de julho de 2013

Termelétrica de CG suspende produção

Produção foi suspensa a partir da meia-noite desta sexta-feira (5); gerente administrativo garante que não haverá redução de pessoal.
 

  
 
A Termelétrica Borborema Energética S/A, que funciona em Campina Grande, juntamente com outras 33 termelétricas, suspendeu a produção de energia a partir da meia-noite de ontem, após decisão do Ministério de Minas e Energia. Sérgio Cândido, gerente administrativo e financeiro da Borborema Energética, explicou que a medida não acarretará na diminuição do quadro de funcionários da termelétrica, uma vez que o quadro funcional da empresa já está dimensionado para ambas as situações. A termelétrica que funciona em regime de disponibilidade, fundada em 2011, entrou em funcionamento, pela primeira vez, em outubro de 2012 e funcionou até o momento da suspensão do fornecimento nesta sexta.
 
O ministro Edison Lobão, Minas e Energia, anunciou o desligamento das termelétricas, a óleo combustível e a diesel, que têm um custo mais alto para o sistema. Segundo o ministro, essa medida vai gerar uma economia mensal de R$ 1,4 bilhão. No total, 34 termelétricas com capacidade para gerar 3.800 MW de energia terão seu funcionamento suspenso no país.
 
Sérgio Cândido explicou que o custo de produção de energia pode cair com a suspensão do funcionamento das termelétricas. “A energia produzida pelas termelétricas tem um custo mais alto, então, com essa determinação, de suspensão da produção e fornecimento deste tipo de energia, o seu custo deverá cair”.
 
Ele explica ainda que a Borborema Energética funciona em regime de disponibilidade, ou seja, só atua após receber ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) quando for detectado pelo órgão um déficit considerável no suprimento de energia no país. “O papel da Borborema é estar disponível para atuar quando for necessário. Quando recebemos ordem para suspender a produção entramos no modo de espera e ficamos à disposição da ONS”, afirma Sérgio.
 
Segundo o ministro, as chuvas vieram na medida das expectativas e por esse motivo a decisão do desligamento das termelétricas foi adotada. “Os reservatórios estão cheios, com exceção do Nordeste, onde estamos com uma dificuldade pequena.”, afirmou Lobão.
 
Já Sérgio explicou que a medida foi aprovada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). “O comitê, através do ONS, nos passou a determinação de encerrarmos esse período de geração. O ministro afirmou que os níveis dos reservatórios estão confortáveis para que as termelétricas sejam desligadas e o abastecimento de energia do sistema fique apenas a cargo das hidrelétricas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário