domingo, 28 de julho de 2013

Saúde monitora contaminação da água para combater diarreia

Municípios receberão reagente usada no trabalho de vigilância da qualidade da água para monitorar e reduzir casos de diarreia aguda. 
 

  
 
Para combater a incidência de diarreia aguda na Paraíba, a Secretaria Estadual de Saúde está intensificando o monitoramento da contaminação da água com a distribuição de 50 mil unidades do reagente Colilert, substância usada no trabalho de vigilância da qualidade da água.
 
Os reagentes serão destinados a todos municípios do Estado, com o objetivo de facilitar a identificação da presença de bactérias que provocam a doença.
 
A Secretaria Estadual de Saúde não divulgou estatísticas sobre o total de casos notificados no Estado, mas o aumento da incidência da doença no período do inverno já é sentido nos Postos de Saúde e hospitais. Um exemplo é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campina Grande, que por dia chegou a atender até 160 casos da doença no mês de junho.
 
Segundo Amaro Jorge Pinto, diretor da UPA, o paciente deve estar atento a sintomas como desidratação severa, boca seca e fraqueza, além da diarreia frequente por vários dias. “Recebemos principalmente casos de desidratação mais graves, que precisa de hidratação hidrovenosa”, afirma. Os casos mais simples podem ser atendidos nos postos de saúde.
 
O Colitert é um método enzimático que usa a tecnologia de substrato definido para a identificação de bactérias coliformes e Escherichia coli. “Para sua efetivação, cabe aos municípios operacionalizarem essas ações de monitoramento das fontes  de abastecimento e com coleta e envio das amostras para a rede de laboratório de referência”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares. Cabe aos municípios os demais itens necessários para efetivação do programa.

SÍNDROME
A Doença Diarreica Aguda é uma síndrome causada por bactérias, vírus ou parasitas, cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é autolimitada, com duração de dois a 14 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário