quarta-feira, 3 de julho de 2013

Semam plantam árvores nativas nos PSF's de João Pessoa

02/07/2013 - 15:11 - Atualizado em 02/07/2013 - 15:29 

Estão sendo plantadas mudas de aroeira-roxa, Pau-Brasil, ipê roxo, pau-de-amendoim entre outros


Para contribuir com temperaturas mais amenas e o conforto ambiental da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem fazendo o plantio de árvores nativas nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Equipes do Plantio Urbano da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) trabalham com as mudas da Mata Atlântica, produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

Estão sendo plantadas mudas de aroeira-roxa, Pau-Brasil, ipê roxo, pau-de-amendoim entre outros. As mudas têm entre 1,80 e 2,20 metros de altura e já possuem copa. O plantio é realizado pela equipe de seis auxiliares de jardinagem, coordenados por um técnico da Semam. Primeiro as covas são preparadas na dimensão certa para receberem as mudas, acrescentando terra vegetal e composto orgânico. Os técnicos também consideram o porte e o comportamento de cada espécie, que são distribuídas harmonicamente no projeto de arborização.

Inicialmente estão sendo feitos plantios nas USF Quatro Estações, em Mangabeira VII, USF do Cuiá e USF Geisel, em um total de 35 mudas. Para o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, “o plantio de mudas de árvores nativas garante sombra, tornando a temperatura mais amena e ainda deixa a cidade mais bela, numa ação que promove saúde e qualidade de vida para a população”, complementou.

Monitoramento - A Semam monitora as mudas, principalmente no período de estiagem, fazendo adubação de cobertura, poda de manutenção e avaliando se o sistema de irrigação está acionado, para garantir o crescimento e a robustez de cada muda plantada. Cada diretor de USF assina um termo de compromisso emitido pela Semam, onde também se responsabiliza pelo cuidado com as plantas.


Da Redação com Assessoria
WSCOM Online


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário