terça-feira, 24 de junho de 2014

Chuva esvazia shows de véspera de São João na orla de João Pessoa

24/06/2014 01h19 - Atualizado em 24/06/2014 01h26 

Pequeno público se abrigou com guarda-chuvas, capas e tendas.
Comerciantes reclamaram da queda nas vendas com o público reduzido. 

Do G1 PB
 
As poucas pessoas que compareceram levaram guarda-chuvas para assistir aos shows em João Pessoa (Foto: André Resende/G1)
As poucas pessoas que compareceram levaram guarda-chuvas para
assistir aos shows em João Pessoa (Foto: André Resende/G1)

A chuva que caia desde as primeiras horas persistiu durante a noite de segunda-feira (23) em João Pessoa e esvaziou o público dos shows musicais do “São João Pra Valer” no Busto de Tamandaré, nas praias do Cabo Branco e Tambaú. A comemoração da véspera de São João na orla da capital paraibana promovida pela Prefeitura de João Pessoa contou com poucos, mas resistentes forrozeiros.
  
Debaixo de guarda-chuvas, usando capas ou se abrigando em tendas, um pequeno público acompanhou ao show da banda paraibana Os Gonzagas na noite da véspera de São João, quando se celebra de fato o santo. Em meio aos que prestigiavam o evento sem se importar com a chuva estava o casal de namorados Júlio Rolim, de 33 anos, e Larissa Dolores, de 28. Dividindo um pequeno guarda-chuva, o casal contou que a programação da noite motivava a persistência.

Casal não desanimou com a chuva e aproveitou o forró na orla de João Pessoa (Foto: André Resende/G1)
Casal não desanimou com a chuva e aproveitou
o forró na orla  (Foto: André Resende/G1)
“Infelizmente choveu o dia inteiro. Acho que as pessoas preferiram ficar por onde estavam depois do jogo do Brasil. É uma pena, porque a programação desta noite está muito boa”, avaliou Júlio. Além de Os Gonzagas, estava previsto por volta da meia-noite a apresentação da banda Furacão do Forró.

O público reduzido também diminuiu a oportunidade dos comerciantes faturarem com festa. Depois de ver o evento quase ser suspenso, devido ao embate judicial entre Ministério Público da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa acerca da degradação que a festa realizada na orla geraria ao meio ambiente, o vendedores ambulantes tiveram que lidar com o boato de que os shows da noite de segunda-feira não iriam acontecer.
 
É o que conta o vendedor de comidas típicas Vanderlei Correia. Segundo ele, muitos vendedores encostaram os carrinhos com bebidas e espetinhos de churrasco e voltaram para casa temendo a não realização. “Muitos não acreditaram que fosse acontecer, ainda mais depois da questão do Ministério Público. No final das contas, teve o show, mas a chuva espantou o pessoal. O ‘movimento’ foi fraco”, comentou.

Vanderlei Correia comentou que 'movimento' poderia ter sido melhor se não tivesse chovido  (Foto: André Resende/G1)
Vanderlei Correia comentou que 'movimento'
poderia ter sido melhor se não tivesse chovido

(Foto: André Resende/G1)
Ainda segundo com comerciante, a prefeitura precisa estudar a possibildade de construir um local apenas para realização de eventos de grande porte. “Um São João desse não pode acontecer dessa forma. É preciso ter uma estrutura para que dê apoio às pessoas que se sustentam trabalhando nestas festas porque, por exemplo, a redução dos dias de show prejudicou quem tinha se programado para trabalhar com o comércio no evento”, completou o vendedor.
 
A redução a que Vanderlei Correia se referia era o corte em parte da programação do “São João Pra Valer” de nove para quatro dias pela Prefeitura de João Pessoa. A medida havia sido uma tentativa de se adequar às recomendações da promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, contrária a realização da festa na orla da capital paraibano por questões de preservação ambiental e cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela prefeitura impendido qualquer festa na área.

Com ou sem chuva, os festejos juninos em João Pessoa devem continuar nesta terça-feira (24). As bandas Forró da Xêta e Luan e Forró Estilizado estão previstas para encerrar a programação musical do “São João Pra Valer” no Busto de Tamandaré.
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário