sábado, 7 de junho de 2014

Profissionais de falcoaria da Bica farão demonstrações para o público neste fim de semana




Secom-JP
  

Profissionais de falcoaria da Bica farão demonstrações para o público neste fim de semana
Imagem da Assessoria
Quem for neste sábado (7) e domingo (8) ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) terá a oportunidade de conferir apresentações e demonstrações de treinos com aves de rapina. A atividade, realizada por técnicos do Centro de Reabilitações de Aves Silvestres (Ceras), faz parte do início do treinamento com a presença de representantes da Falcontrol, empresa que utiliza a falcoaria para controle de animais que causam transtornos ambientais. A iniciativa também vai servir como troca de experiências e informações entre as equipes dos dois locais.
 
Roberto Citelli, veterinário da Bica, explicou que a falcoaria é utilizada com vários propósitos, inclusive como ação preventiva. “Nesse fim de semana iremos iniciar o treinamento da águia chilena, que vai ser utilizada nas atividades de educação ambiental realizadas aqui na Bica. Como ela é uma ave de grande porte, o público tem mais interesse”, comentou. A equipe da Falcontrol faz parte da Associação Nordeste de Falcoaria e realiza controle ambiental em hospitais, escolas e portos de Alagoas.
 
Método  - A falcoaria é a arte de criar, treinar e cuidar de aves de rapina para caçar em conjunto com o homem. Recentemente, por sua tradição, foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
 
No Brasil, a caça não é permitida, mas a técnica tem sido utilizada como uma forma simples e ambientalmente correta para controle de pragas urbanas, sem agredir a natureza.
 
As aves de rapina são treinadas para perseguição dos animais que causam transtornos ambientais, econômicos e à saúde, como pardais, pombos e outros, que ao se sentirem ameaçados, abandonam o local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário