domingo, 19 de janeiro de 2014

ONG Guajiru ganha base de apoio em praia de João Pessoa

18/01/2014 11h59 - Atualizado em 18/01/2014 11h59 

ONG ficou sem sede com a demolição do Bar do Surfista, em abril de 2013.
Voluntários trabalham pela preservação das tartarugas marinhas na Paraíba.
 
Do G1 PB
 
 

A ONG Guajiru, que trabalha na preservação das tartarugas marinhas na Paraíba, ganhou uma base de apoio nesta sexta-feira (17). A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa instalou dois contêineres na Praia do Bessa, em João Pessoa, e o equipamento será usado como posto avançado da Semam, em parceria com a Guajiru.

Desde abril de 2013, quando o Bar do Surfista foi demolido, a ONG está sem sede. O bar funcionava há 30 anos na Praia de Intermares, em Cabedelo, e abrigava, além da Guajiru, projetos sociais como a Escolinha da Alfabetização e a Escola de Surfe.

Um dos contêineres da Semam servirá como almoxarifado e escritório da ONG, enquanto o outro deve abrigar uma equipe técnica da Semam que irá fiscalizar a região. A área protegida é considerada de grande importância ambiental, pois costuma abrigar diversos ninhos de tartaruga.
A fundadora da ONG Guajiru, Rita Mascarenhas, considerou a parceria “muito boa”. “É fundamental para o meio ambiente e para dar mais dignidade à proteção de tartarugas na Paraíba”, declarou.

Segundo Rita, a base vai servir como uma sede para a ONG. “Nosso ou não, é para usarmos e seguirmos trabalhando. Estou satisfeita com isso. É um bom arranjo, pois seguiremos fazendo o que já fazemos e teremos um ponto de referência, apoio e teto”, afirmou.

ONG
A Associação Guajiru: Ciência, Educação e Meio Ambiente foi criada em 2002 com o intuito de proteger os ninhos de tartarugas nas praias urbanas da orla paraibana. Os voluntários do projeto localizam e cercam os ninhos para que não sofram com interferência do ser humano ou animais, além de realizarem um processo de conscientização com os frequentadores da região.

A Guajiru realiza atividades de conscientização voltadas para a comunidade, escolas e turistas, tais como palestras, mutirões de limpeza e exposições.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário