quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pombos invadem Terminal do Valentina

Usuários do terminal reclamam da sujeira provocada pelas aves; controle de zoonoses foi acionado para verificar o local.


  

Alberi Pontes
Concentração dos animais aumentou a quantidade de sujeira e o risco de transmissão de doenças
 
Passageiros que transitam no Terminal de Integração do bairro Valentina Figueiredo estão sofrendo transtornos por conta da presença de pombos. Há cerca de 3 anos, segundo relato de comerciantes da área, o lugar começou a ser ocupado pelas aves que fizeram ninhos e se multiplicaram na estrutura de concreto do local. Com a concentração dos animais, aumentaram a quantidade de sujeira e o risco de transmissão de doenças. Equipes de controle de zoonoses da Secretaria de Saúde de João Pessoa foram acionados para verificar a situação.
 

A dona de casa Ivoneide Lima da Silva frequenta o Terminal de Integração e se mostra preocupada com a presença dos pombos.

“Eu estava esperando o ônibus, quando um pombo fez cocô em cima de mim. Corri para limpar logo, porque me disseram que isso passa doença”, conta.

Sufoco parecido foi testemunhado pela passageira Elza Galdino. “Eu vi quando o motorista saiu do ônibus e foi atingido no olho pelas fezes de um pombo. Ele ficou com o olho doendo.

A gente tem que tomar cuidado e ficar sempre olhando para o alto, porque os pombos sujam tudo”, lamenta.

O gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Nilton Guedes, admitiu que a concentração de pombos já é considerada como uma praga urbana. No entanto, ele diminuiu o risco de contaminação de doenças por meio das fezes.

“Existe a possibilidade de transmissão, mas não temos notificação sobre isso”, declarou.

Apesar disso, o gerente acrescentou que a presença dos pombos precisa ser controlada, mas a solução não ocorre a curto prazo. Ele destacou que a lei proíbe as equipes de zoonoses de fazer o abate dos pombos. Por isso, o controle é demorado.

“Os pombos são atraídos para um determinado lugar por conta da oferta de alimentos e do abrigo. Por conta disso, precisamos fazer uma campanha educativa junto às pessoas que transitam nesse terminal, orientando que elas não deixem resíduos de alimentos no chão. Outra medida que pode ser adotada é fazer a catação dos ovos deixados pelos pombos no local”, declarou.

“Até quinta-feira, enviaremos uma equipe ao local para verificar a situação e adotar algum tipo de providência”, acrescentou.

O QUE DIZ A EMPRESA 
O Terminal de Integração do Valentina pertence à Empresa São Jorge e recebe diariamente passageiros que viajam em seis diferentes linhas urbanas de ônibus, que cortam o bairro do Valentina Figueiredo. Segundo o chefe de Tráfego da Empresa, José Franco da Silva, o problema envolvendo os pombos já havia sido informado à Secretaria de Saúde de João Pessoa.

“A empresa não tem muito o que fazer. Quem joga as comidas no chão são os passageiros. Se a gente tirar os pombos dali, outros virão. É preciso unir forças com a prefeitura. Faremos tudo o que nos for orientado”, assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário