quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Poda em árvores muda paisagem do Campus I

Algarobas estão sendo podadas para evitar quedas de galhos e outros acidentes; Campus tem cerca de 100 árvores da espécie.  


 

Nelsina Vitorino
Segundo o prefeito universitário o Campus está passando por um processo de arborização
 
A paisagem na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem mudando nos últimos dias. Para quem diariamente circula pelo Campus I da instituição, em Campina Grande, e está habituado a presença de dezenas de árvores, já começou a perceber a diferença pelo início de uma poda que a Prefeitura Universitária deu início na semana passada. O alvo são cerca de 100 algarobas que pela idade e o perigo de acidentes estão sendo cortadas para evitar problemas no local.
 

Como essas plantas não são nativas da região, segundo o professor Geraldo Baracuhy, que é engenheiro agrônomo e prefeito universitário, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até autoriza a extração da espécie, mas não é o que está acontecendo na universidade. De acordo com ele, esse processo de corte em boa parte da árvore está sendo feita para que sejam evitados acidentes como, queda de grandes galhos, derrubada da árvore em época de chuva, entre outros episódios que podem comprometer quem circula no local.

“Nós não vamos matar nem extrair nenhuma árvore daqui. O que estamos fazendo é uma reeducação para arborização do campus, para que a Algaroba cresça de forma que possamos controlá-la com podas periódicas para que não cause nenhum problema nem para o meio ambiente, nem para as pessoas que passam por aqui. Pela altura de muitas delas, tornou-se um perigo a queda de um galho, ou até mesmo da própria árvore na época das chuvas”, explicou o prefeito universitário acrescentando que em breve a paisagem do campus será renovada.

“Em três meses quem voltar à universidade verá uma paisagem renovada. A Algaroba tem o poder de crescimento muito acelerado, e com a época de chuva, isso vai ser mais acentuado, e em breve os galhos novos irão crescer. Vamos podá-los criando um ambiente mais propício e com árvores menores, evitando os perigos que estamos passando com galhos próximos de fiação elétrica, queda próxima aos veículos, invasão nos corredores dos prédios. São medidas que precisamos tomar e que não trarão prejuízo ao meio ambiente”, garantiu o professor Geraldo.

Ainda de acordo com ele, o campus I está passando por um processo de arborização que já contou com o plantio de 52 mudas de ipê dentro da área de circulação, além de mais 76 novas mudas da mesma espécie que serão plantadas ao redor da universidade. De acordo com ele, as covas já começaram a ser preparadas na área externa e em breve irão oferecer uma proposta ambiental melhor não só a UFCG, mas a cidade. “Estamos fazendo isso desde o ano passado, e a nossa meta até o mês de março é plantar dentro e fora do campus duas mil mudas”, prometeu o prefeito da UFCG.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário