quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Capital produz 6 metros cúbicos de lixo eletrônico

Lixo eletrônico pode ser deixado em posto de coleta no bairro do Róger; descarte incorreto pode causar prejuízos à saúde. 


 


Alberi Pontes
Emlur realiza fiscalizações para recolher o material para o posto de colera
 
Após o término da vida útil dos equipamentos eletrônicos, é importante que as pessoas os direcionem para postos oficiais de coleta desse lixo, pois, se não descartado corretamente, podem trazer prejuízos à saúde e ao meio ambiente. João Pessoa tem apenas um posto oficial de coleta de lixo eletrônico, que fica localizado no bairro do Róger. Para lá, os aproximadamente 6 metros cúbicos (m³) de lixo eletrônico produzidos mensalmente pela cidade são conduzidos.
 

Segundo o coordenador do setor de Resíduos Sólidos da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Edmilson Fonseca, no local é feita a coleta correta desses resíduos. “As pessoas levam, preenchem um documento informando o descarte e nós recebemos adequadamente esse material”, informou.

De acordo com o coordenador, apesar do posto fixo de coleta, um grande problema ainda encontrado na capital é o descarte irregular desses equipamentos. “A gente sempre tenta orientar quanto ao descarte correto desses equipamentos, mas ainda encontramos casos de descarte clandestino. Para controlar essa situação, a Emlur tem equipes fazendo fiscalização para recolher esse material e enviar para o posto de coleta”, ressaltou.

Apesar de possuir apenas um posto de coleta, Edmilson informou que João Pessoa possui seis pontos de coleta seletiva na capital, para onde as pessoas também podem se direcionar quando quiserem descartar esses materiais. “Quando chega material nesses postos de coleta, eles enviam diretamente para o ponto central de arrecadação. Lá o lixo fica até completar os seis metros cúbicos e iniciarmos o transporte desse lixo”.

O material é transportado por uma equipe especializada da própria Emlur, conforme explica Fonseca. “Temos um pessoal e um transporte adequado para fazer essa coleta de forma apropriada. Após recolher tudo, nossa equipe transporta esse material para São Paulo. Lá é feita a junção de todo o lixo eletrônico produzido no país e, então, enviam para a China, onde é feita uma triagem do que será reaproveitado”, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário