quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Chegada de indústrias vai impactar região

Em parceria com a Rede Paraíba, Fórum de Negócios irá debater planejamento de municípios para atender a cadeia produtiva. 
 





Com a chegada de empreendimentos industriais e fornecedores na Região Metropolitana de João Pessoa e na divisa com Pernambuco, os gestores públicos devem acelerar o planejamento dos municípios para atender a cadeia produtiva que já começa a ser demandada na região. Esse cenário foi um dos destaques no lançamento do Fórum de Negócios, que será realizado nos dias 27 e 28 de março, no Mussulo Resort by Mantra, organizado pela Prefeitura Municipal do Conde, em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação e o Sebrae-PB.
 
O diretor Administrativo do Sebrae-PB, Ricardo Madruga, um dos participantes do lançamento, disse que este é o momento para que a Paraíba alcance o ritmo de crescimento dos Estados nordestinos mais avançados no desenvolvimento econômico, e a Região Metropolitana de João Pessoa poderá se transformar na nova fronteira do desenvolvimento do Estado. “É um momento importante, um marco para nosso crescimento.

Estamos passando por um momento de mudança econômica, com vários investimentos no Litoral Sul, como o polo cimenteiro e farmoquímico de Goiana (PE). Além disso, teremos o transbordamento das empresas [fornecedores da Fiat] que estão se instalando em Pernambuco e vão demandar serviços da Paraíba”, apontou.

Diante destes investimentos, é necessário que os gestores preparem suas cidades para essa demanda que começa a chegar ao Estado. “Hoje, com o modelo de just in time, as empresas exigem que seus fornecedores estejam próximos, num entorno de 100 quilômetros como acontecerá com a fábrica da Fiat. Os gestores têm de olhar com carinho para os pequenos negócios que vão fazer parte dessa cadeia produtiva, eles precisam fortalecer os negócios dos pequenos, preparar um padrão de políticas públicas e infraestrutura para que essas empresas fiquem fortalecidas”.

Neste aspecto, o Fórum de Negócios é a oportunidade para abrir os olhos dos gestores que complementam o polo industrial da Paraíba, conforme destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Conde, Saulo Barreto.

“Com essa 'avalanche' de empresas procurando o Conde e as cidades adjacentes, tivemos a ideia de realizar este fórum.

Nosso município já está bem estruturado para este crescimento, já temos boa hotelaria, um distrito industrial e estamos construindo outro, mas muitas cidades não têm a mínima noção desse volume de negócios que está para acontecer. O evento é um despertar aos gestores, para mostrar os benefícios que esse crescimento vai trazer”, explicou Saulo Barreto.

Com Produto Interno Bruto (PIB) somando quase R$ 407 milhões em 2011, crescimento de 25,3% em relação ao ano anterior, o Conde é a promessa de forte desenvolvimento econômico da Paraíba. A prefeita do município, Tatiana Corrêa, acredita que os próximos anos vão continuar sendo frutíferos para a cidade, devido ao seu potencial que está ainda em estado inicial de exploração. “Estamos localizados em uma área privilegiada, próxima de grandes empresas da Paraíba e de Pernambuco. A nossa gestão tem incentivado bastante, abraçando os empresários que chegam por aqui, convencendo que somos a melhor opção de investimento. Temos toda uma infraestrutura montada, com importante área agrícola, turística e industrial e temos ainda muito espaço para crescer na nossa região e é isso que estamos mostrando aos investidores”, destacou Tatiana Corrêa.

Outro parceiro do Fórum de Negócios é a Rede Paraíba de Comunicação, que, segundo o superintendente Guilherme Lima, chega com a missão de difundir os potenciais do Estado.

“A Paraíba precisa se desenvolver e encontrar suas vocações.

Este tipo de evento visa discutir as oportunidades de negócios da região e fórum será muito bem-vindo. Se seus objetivos forem alcançados, o Estado só tem a ganhar e a Rede Paraíba está aqui para divulgar e promover o evento, para que os objetivos sejam de fato alcançados”, disse.

LITORAL NORTE PARTICIPA DO EVENTO
Além dos representantes do Litoral Sul da Grande João Pessoa, o lançamento do Fórum de Negócios contou com a participação de representantes do Litoral Norte do Estado, como o secretário de Infraestrutura de Lucena, José Maria, que reforçou a importância do evento para o fomento ao crescimento da Paraíba.

“Com este evento eu vejo um 'leque' abrir para as cidades que estão participando do fórum. O desenvolvimento está batendo na nossa porta e Lucena abraça-o. Está em andamento na nossa cidade a instalação do estaleiro, que vai gerar 6 mil novos empregos. As obras devem ser iniciadas em 90 dias e com certeza vai alavancar o nosso desenvolvimento”, disse José Maria.

O Fórum de Negócios acontece nos dias 27 e 28 de março, no Mussulo Resort by Mantra, Conde, com apresentações do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e de Pernambuco, Eduardo Campos. Além deles, o evento terá palestra do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; da prefeita do Conde, Tatiana Corrêa; do prefeito de Goiana, Fred Gadelha; do secretário de Estado para as comunidades portuguesas, José Cesário; da representante do polo industrial de Goiana, Margareth Bezerra; do representante do Sebrae, Ricardo Madruga, e de representantes dos grupos Fiat, Brennand e Elizabeth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário