sábado, 8 de fevereiro de 2014

Chuva causa queda de árvore em João Pessoa

Além da queda de uma árvore, que interditou a principal via de acesso do bairros do Bancários, foram identificados pontos de alagamento.
Kleide Teixeira
Segundo a Semam, árvore ficou com a copa pesada por conta das chuvas e caiu
As chuvas causaram transtornos a moradores de João Pessoa ontem. Houve pontos de alagamentos, queda de uma árvore e congestionamento. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), uma umidade vinda do Oceano Atlântico apressou a ocorrência de chuvas que estavam previstas para abril. Até as 18h de ontem, choveu 33,8 milímetros na capital, segundo a meteorologista da Aesa, Marlei Bandeira.
 
Apesar de considerar a quantidade pequena, Marlei Bandeira informou que as chuvas causaram problemas porque foram intensas e caíram, de uma só vez, em um curto espaço de tempo.

“Não houve chuvas durante esse período todo. Houve momentos de sol e de chuva intensa. São chuvas rápidas e intensas, não dá tempo da água escoar e, por isso, ocorrem problemas urbanos. São chuvas por ocasião. Isso ocorreu por conta de uma umidade muito forte que está vindo do Oceano Atlântico em direção à costa oeste (do Brasil)”, explicou.

Ainda de acordo com a especialista, a previsão é que o tempo não seja alterado nos próximos dias na Paraíba. Ela explicou que as regiões do Litoral e do Brejo, como estão sendo mais atingidas pela umidade do oceano, deverão registrar altos índices pluviométricos ainda hoje. Já no Cariri, Curimataú e Sertão também deverá chover, mas em menor intensidade.

Em João Pessoa, enquanto chovia ontem, uma árvore da espécie “leucena”, com cerca de 15 metros de altura, desabou sobre a rua, no começo da tarde. O caso ocorreu no bairro dos Bancários, próximo a um girador que dá acesso ao campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo o chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, Anderson Fontes, a árvore que caiu não estava infectada por cupins. No entanto, ela veio abaixo porque a copa ficou pesada com a força das águas. Por precaução, outras duas árvores da mesma espécie e que estavam na mesma área também foram removidas pelas equipes da prefeitura.

“Vamos podar outras árvores daquela região, a partir de segunda-feira. Os estragos não foram maiores por conta dos serviços preventivos que foram realizados ao longo de 2013.

Fizemos um trabalho de podas e de tratamento de cupins em árvores da cidade, para evitar quedas durante as chuvas. Tratamos 1.250 árvores. Em 2014, serão 1.500” disse Fontes.

ÁREAS DE RISCO
Por conta das chuvas, técnicos da Defesa Civil de João Pessoa vistoriaram algumas das 31 áreas de risco que existem na cidade. Mas, não houve nenhum chamado urgente. As inspeções foram preventivas, como explicou o coordenador do serviço, Francisco Noé Estrela.

“O nosso cuidado é permanente. A Aesa nos aciona quando há previsão de chuva forte e deixamos nossas equipes em alerta, principalmente com as comunidades do São José (em Manaíra) e do Tito Silva (Castelo Branco). Mas como as chuvas foram rápidas, não houve ocorrências”.

Já no trânsito, houve congestionamentos. Trechos da BR 230, da avenida Pedro II, por exemplo, precisaram se transitados com cautela. “Eu gasto em média 15 minutos para chegar ao trabalho. Hoje, foram 30 minutos, porque os carros estavam parados na rodovia. Era muita água”, disse o barman Martinho Barbosa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário