domingo, 28 de abril de 2013

Após chuvas árvore tomba e interdita rua na Zona Sul de João Pessoa


28/04/2013 11h47 - Atualizado em 28/04/2013 12h36

Árvore interditou uma das principais ruas dos Bancários.
Moradores do local também ficaram sem energia eletrica.
 
Do G1 PB
 
Árvore caiu e interditou uma das principais ruas dos Bancários; moradores também ficaram sem energia elétrica (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Árvore caiu e interditou uma das principais ruas dos Bancários; moradores
também ficaram sem energia elétrica (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
Uma árvore caiu na manhã deste domingo (28) no bairro do Bancários, na Zona Sul de João Pessoa, deixando a rua Luís Alves Conserva, uma das mais movimentadas do bairro, interditada e moradores da localidade sem energia elétrica. As chuvas que caíram durante toda a madrugada deste domingo também deixaram alguns pontos de alagamento por toda a capital.

Moradores da rua do Bancários informaram que a queda da árvore, de aproximadamente 30 anos, causou diversos transtornos. Além da rua interditada, a árvore rompeu os cabos de energia, deixando as pessoas impossibilitadas de abrir os portões eletrônicos para saírem de casa. De acordo com Josealdo Leite, morador de um prédio que fica na frente do local onde a árvore caiu, já havia a intenção de elaborar um documento solicitando que a árvore fosse removida pela Semam.
 
“Houve um estrondo muito grande, acho eu que de algum transformador ou da fiação, na hora que a árvore caiu”, disse Josealdo.

Apesar dos transtornos causados pela queda, nenhum carro foi atingido e nenhuma pessoa ficou ferida. Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia elétrica foram enviadas ao local, para reestabelecer os serviços.

No início da semana passada outras árvores caíram em decorrência das chuvas na capital, atingindo muros e carros. Para o chefe de Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria do Meio Ambiente da capital paraibana (Seman), Anderson Fontes, o plantio inadequado dessas árvores é a principal causa dos tombamentos.

“Podemos afirmar que a maior parte desses acidentes com árvores acontece por causa do plantio errado. Como muitas são plantadas em calçadas, com as chuvas, que têm sido intensas, acabam tombando”, explicou Anderson Fontes.

Alguns pontos de alagamento foram registrados em João Pessoa após as chuvas deste domingo (28) (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Alguns pontos de alagamento foram registrados em João Pessoa
após as chuvas deste domingo (28) (Foto: Walter Paparazzo/G1)

De acordo com a Defesa Civil foram registradas algumas ocorrências de casas alagadas nos bairros de Cruz das Armas, Valentina Figueredo e Centro. No bairro do Jardim Luna, o muro de um prédio caiu e uma casa caiu no bairro do Costa e Silva.

Em João Pessoa, são 53 mil pessoas que vivem em áreas de risco. Os pontos considerados de maior apreensão pela Defesa Civil Municipal são as comunidades do Bairro São José e Saturnino de Brito.

“No Bairro São José, por conta de algumas famílias ainda viverem às margens do Rio Jaguaribe. Já na Comunidade Saturnino de Brito o problema é com relação ao risco de desabamento de algumas casas que ficam próximo a barreiras”, explicou Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil municipal .
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário